quinta-feira, 16 de julho de 2009

A ARTE DE ESCREVER - Leila Brito


E do caos se fez a luz. Foi assim que nasceu a Letra por Letra... Surgindo resplandecente no hor izonte escuro de uma busca anárquica ansiosa por encontrar o rumo que me levasse à realização profissional; o caminho que me permitisse fazer o que mais gosto, e o que melhor sei fazer: criar pela palavra... ESCREVER .

A inspiração, originada no desejo de ser feliz profissionalmente, explodiu num dia inesquecível do ano de 1989, quando a vida dava voltas estonteantes em torno de mim, levitando meu futuro no espaço mais alto de minhas expectativas. No meu presente, a presença acolhedora de Guida Brito - parceira empenhada em transformar meu sonho em realidade.
Mas o tempo, rompendo seu trajeto no curso infinito do presente, foi criando novas circunstâncias e impondo novos rumos ao perfil da Letra por Letra. A parceria foi ficando no passado e o arcabouço do seu futuro se edificando em torno de mim. Certamente, um isolamento desafiante apesar de construtivo, impondo-me novas buscas dentro do espaço profissional. E assim, num inesquecível dia do ano de 1995, minha criatividade ditou a expansão da atividade de criação textual pela inclusão da atividade de ensino da criação textual, com os cursos "O Texto e seu Contexto" e "A Arte de Escrever com Arte".

É o caos sempre gerando luz; uma luz que adentra poderosamente o Século XXI, estabilizando o perfil da Letra por Letra em torno da assessoria de trabalhos científicos - uma atividade desafiante, mas compensadora em sua exigência intelectual de unir pesquisa e texto no bojo de novas propostas técnico-científicas. E paralela à satisfação pessoal de estar apta para realizar trabalho formal tão complexo, a felicidade indizível de poder prosseguir o meu trabalho informal de escritora e poeta, entregando-me, também, apaixonadamente, à criação literária.

Leila Brito


Meu texto:

Da mesma maneira que surgiu a vontade de namorar, de ler, de estudar, de viver tudo ou nada... surgiu a vontade louca em expor minhas emoções e minhas opiniões.


Em 2005, as primeiras experiências... o medo tomou conta, pensei com sempre, não irei conseguir... mesmo assim deixei os dedos falarem e expressar aquilo que estava na alma.

A alma fala de forma tão simples, que somos nós que complicamos, com medo de errar. E é o medo de errar que nos faz errar... mas a persistência é que nos faz corrigir o erro.


Errei muito, maltratei a gramática, pisei na Língua Portuguesa, corrompi a Poesia e anulei a Literatura... mas aprendi, que é ERRANDO que se vai adiante.


Perdi a coerência em muitos momentos e ganhei a lúcidez em outros, mas com tudo isto aprendi, pois não me importo mais com os erros, mas com aquilo que se segue em mensagem, depois volto, mas tranquila e com calma, e tento colocar em prática a gramática, para que a Língua Portuguesa não se sinta ofendida com as minhas palavras.

Não tenho ainda, o profissionalismo da autora e escritora LEILA BRITO, mas sigo adiante expressando meus sentimentos, minhas emoções e minhas opiniões dentro de um contexto que pertence a minha visão de mundo.

E é esta visão que quero passar, a visão que aprendi nos erros, na dificuldade em expressar, na loucura da alma e no mundo mágico dos livros.

Cláudia Fanaia Dorst - Cuiabá, 16/07/2009 - TJMT.
Meus blogs:
* Meus campos de experiências e busca de conhecimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário