quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CORRUPÇÃO OU ÉTICA!!! QUAL LADO ESTÁ?

Os 3 principais guias que nos inspiram são Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Silo, personagens de diferentes épocas que levaram e levam a não violencia em seu coração e Deixando ao mundo exemplos inspiradores de que outra realidade é possível.

Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

O princípio do satyagraha, freqüentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racistas. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Martin Luther King, Jr. (1929–1968) foi um pastor e ativista político. Inspirado pelas ações de Mahatma Gandhi, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".

Silo é o pseudonimo de Mario Luis Rodrigues Cobos. Pensador e escritor Argentino que juntamente com outros amigos, iniciou na década de 60, a formação de grupos com o objetivo de estudar a crise social e pessoal que se globaliza no mundo.
Esses grupos, que foram vencendo todo o tipo de perseguições por parte da ditradura instalada no poder naquele momento, foram se espalhando pelo mundo e deram origem ao que hoje se conhece como Movimento Humanista, organização que está presenta em mais de 120 países nos 5 continentes.


Silo é um homem de hábitos simples e alheio ao espetáculo do poder. É uma pessoa pessoa que se dedica a pensar, escrever e falar sobre os temas que interessam aos seres humanos, tocando decididamente o terreno da psicologia, religião e da política, promovendo sempre o método da não violência ativa para a mudança social e pessoal.

http://geracaonaoviolenta.blogspot.com/2007_09_01_archive.html


Seja como a Águia

O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de Deus e a confiança que nele deve ter o homem, diz: “Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão.” Isaías 40:31
É muito singular que o Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol.
Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema. Para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.

Na morte, as águias também dão excelente lição de confiança. Como todos os seres vivos, elas também morrem um dia. Contudo, alguma vez você já se deparou com o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um cachorro, de um pombo. Quem sabe até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia.

Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são extraordinárias.....
Leyde Freitas

Chica Nunes, a Assembléia Legislativa e a Mídia NacionalEscrito por João Bosquo em Sábado, 26 Julho, 2008

Este BJB, coitado, já postou mais de 15 matérias sobre o escândalo dos R$ 7 milhões da Câmara Municipal de Cuiabá. O Blog do Enock outro tanto, ou mais; do Romilson Dourado ídem etc., etc., etc.,mas nada disso, apesar da indignação da população com o caso, estava adiantado, pois a Assembléia Legislativa de Mato Grosso fazia ouvidos moucos e jamais iria autorizar o Tribunal de Justiça processar a “nobre” parlamentar.Agora, com a matéria no Jornal Hoje, da Rede Globo, talvez (veja bem, talvez) a AL começe a ouvir a opinião pública.
http://jbas.wordpress.com/2008/07/26/chica-nunes-a-assemblia-legislativa-e-a-mdia-nacional/s.wordpress.com/2008/07/26/chica-nunes-a-assemblia-legislativa-e-a-mdia-nacional/

Movimento de Combate a Corrupção acusa Chica Nunes de Desvio de verba da CâmaraQuinta, 23 de novembro de 2006, 07h00

O Movimento de Combate à Corrupção (MCC) irá protocolar uma ação no Ministério Público contra a Mesa Diretora da Câmara Municipal dos Vereadores de Cuiabá. A alegação é que várias irregularidades foram cometidas por alguns de seus membros nas últimas eleições, como desvio de verbas para favorecer vereadores candidatos a uma vaga na Assembléia Legislativa, sendo a presidente da Câmara, a vereadora Chica Nunes (PSDB), suspeita de ser a mais favorecida.

De acordo com o MCC, não é de hoje que atos ilícitos vêm sendo praticados por vereadores de Cuiabá, tanto na nomeação de funcionários fantasmas na câmara, como no desvio de verba da instituição.

“Os vereadores que aí estão deveriam ter vergonha do que está acontecendo, pois eles foram eleitos para ajudar o poder executivo municipal a administrar a cidade, mas não conseguem ver o que está acontecendo em baixo de seus próprios olhos. Vamos encaminhar um relatório para cada um deles para mostrar o quanto foi desviado nos últimos cinco meses que antecederam as eleições, daí vamos ver quem é que vai dizer que não sabia de nada”, diz Antônio Cavalcante, o Ceará, presidente do MCC, que cobra atitude por parte dos demais parlamentares.

Entre os números que estão no relatório, consta a existência de um passivo de R$ 7.988.263,27 nas contas da Câmara, sem a existência de um ativo para cobri-lo. De acordo com os membros do MCCE, esse valor foi desviado para pagamentos suspeitos, como por exemplo, 70 mil crachás que supostamente foram mandados ser confeccionados em uma gráfica de Chapada dos Guimarães, que segundo o MCC, foi checada e não existe.

Um dos objetivos do MCC é impedir que o vereador Lutero Ponce (sem partido), atual primeiro secretário da Câmara Municipal, assuma a presidência caso seja vencedor das próximas eleições que acontecem no dia 20 de dezembro. Os cheques que saem da casa, bem como as administrações dos gastos eram controlados por ele, portanto, o vereador sabia das irregularidades.

Contudo, conforme alega o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, quem mais saiu ganhando no desvio de verbas da Câmara seria a vereadora Chica Nunes, pelo fato de comandar a presidência. Os representantes sugerem que sejam cruzados dados financeiros da campanha de Chica e os números apresentados pelo Tribunal de Contas do Estado para que tudo seja esclarecido.

Na tarde dessa quarta-feira (22), na sede da Ordem dos advogados do Brasil/Secção Mato Grosso, foi concedida uma entrevista coletiva, onde estiveram presentes Antônio Cavalcante, Gilmar Bruneto e o advogado Vilson Nery, membros do MCC, que falaram sobre o caso. Eles também fizeram uma crítica ao Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas do Estado pela morosidade no julgamento das questões eleitorais.


O TEXTO ABAIXO PERTENCE A UM CURSO QUE FIZ SOBRE DIREITOS HUMANOS - SITE DO GOVERNO FEDERAL - MEC


Pesquisei sobre os 03 (três) maiores personagens das lutas sociais que obtiveram resultados beneficios com atos e práticas de não-violências ativa, com isto contribuindo para o movimento de PACIFICAÇÃO MUNDIAL.

E pense que se eles conseguiram mobilizar a sociedade e chamar a atenção do mundo, pelos seus ideais e convicções de transformações de uma realidade injusta e indigna, por meio de atos não-violentos é porque há forma de conduzir a PAZ através de uma atitude ALTRUÍSTA.

Gostaria muito de dizer que eles poderiam ser considerados como uma águia, como o texto que anexado acima, com o intuito que refletissemos sobre o comportamento deste animal que é capaz de conduzir um processo de transformação de si mesmo, por meio do “sofrimento”, que alias é um “sofrimento” aparente, porque leva a permanencia da vida e a transformação do ser.

Retirando deste texto, gostaria de fazer a comparação deste animal com as pessoas que se dedicacam de corpo e alma para o benefício de uma sociedade, que muitas vezes esta pessoa, deixa de viver sua própria vida para buscar a liberdade de expressão de muitos, igualdade entre as pessoas, povos e culturas, a PAZ MUNDIAL.

São homens que sonham alto e não importam com as dificuldades que se apresentam, mas com interesse de mexer com a intimidade das pessoas, fazendo refletir sobre a vida e questões sociais.IGUALDADE E RESPEITO é o lema da sua VIDA.

Penso que é hora do nosso POVO refletir sobre o comportamento dos nossos parlamentares, principalmente, os futuros partamentares.

Será que estão pensando no bem social? Ou apenas em grupos sociais?

Uma questão a ser resolvida por meio de analise dos candidatos apresentados. Sei que na polícita, muitas vezes, se joga sujo para ganhar.

Penso que uma pessoa que é capaz de enganar o povo, em detrimento do bem comum, apenas com o interesse de benefíciar alguns grupos, não é DIGNO de ser nosso representante. Há muitas campanhas que se gastam milhões para se GANHAR.

Que interesse há por traz de tudo isto? Será que a divulgação de suas propostas e compromissos sociais são capazes de levar a tal absurdo?

Será que este capital utilizado durante a acampanha terá retorno, assim durante os 04 anos de mandato?

Será que os intereses em investir um candidato é economicamente rentável?

Sabemos, também que existem pessoas honestas e coerentes com suas propostas e convicções, mas senão tiver uma personalidade forte e decidida o sistema político, muitas vezes, o impeça de realizar tudo aquilo que pensa ser o correto.
Todavia, há vi pessoas capazes de realizar coisas “quase” impossíveis, sem precisar estar no poder e com este mancial de oportunidade que a política dá aos seus parlamentares, um referencia conhecido no Brasil, se chama BETINHO. Não preciso dizer mais nada, pois seu nome já diz tudo.

Transformou o seu meio social, sem precisar ser “POLÍTICO”. Quero aqui deixar claro, que não estou despresando a POLÍTICA, mas os PARLAMENTARES que se utilizam da POLÍTICA como forma de crescimento pessoal, que utilizam apenas como um tranpolim, sua ascenção social.

Caso a se pensar, já que estamos em um ano eleitoral. Não sou filiada a nenhum partido político, mas tenho minhas convicções pessoais e luto por elas e acredito na transformação social por meio de atos e práticas não-violentas, mas conscientização da população por meio de movimentos.

Por este motivo, não me calo, somente porque alguém pensa que não posso questionar e dúvidar da sua integridade como político. Tenho meus DIREITOS, aliás, tenho mais DIREITOS como ELEITOR, do que ele como POLÍTICO ELEITO.

É o meu VOTO que lhe dá o direito de estar lá representando nossos valores e interesses sociais. Então, não ficarei omissa as questões que penso estar prejudicando a sociedade, beneficando poucos em detrimento da maioria.

Interesses escusos e dinheiros fácil, não me fascina, aliás, tenho aversão a comportamento deste tipo, o que me fascina são QUESTÔES MORAIS E ÉTICA. São homens com VALORES MORAIS E ÉTICO.

Nossos parlamentares precisam saber que IMUNIDADE PARLAMENTAR não dá o direito de “ROUBAR” seu povo e ainda ficar IMPUNE. Que a Justiça haja de acordo com os interesses da população e jamais defendendo interesses de grupos ou parlamentares corruptos.
Busquei fatos via internet – e fiz questão de deixar claro a data das postagem dos textos, no caso da Chica Nunes.

Quero dizer que não só a Polícia Federal, os Reporteres, os Movimentos de Combate a Corrupção, ONGS, Ministério Público... que devem expor, mas também nós, os ELEITORES, que somos os maiores prejudicados de suas ações nefastas e indignas de ser um REPRESENTANTE DO POVO.

As ÁGUIAS que denunciam as grandes façanhas destes PARLAMENTARES, sempre são alvos de perguições pelos caçadores de recompensas.


DIGO NÃO A IMPUNIDADE.
DIGO NÃO A CORRUPÇÃO.
DIGO SIM A TRANSPARÊNCIA DO DINHEIRO PÚBLICO.
DIGO SIM A VALORIZAÇÃO DA ÉTICA E DA MORAL POLÍTICA.



Texto redigido por CLÁUDIA CRISTINNE FANAIA DE ALMEIDA DORST, em 27/07/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário