domingo, 13 de dezembro de 2009

Mais de 200 activistas detidos domingo (More than 200 activists detained Sunday)

A polícia dinamarquesa parou de uma manifestação não autorizada em um segundo dia de protestos de rua sobre a mudança climática como ministros do Meio Ambiente reuniram-se para conversações informais para fazer avançar as negociações sobre um novo pacto.




A polícia parou uma manifestação não autorizada foi em direção do porto da cidade e realizou uma verificação de segurança de alguns dos participantes, Copenhague porta-voz da polícia Flemming Steen Munch disse.

As centenas de manifestantes foram ultrapassados por policiais da tropa de choque que os rodeava. Steen Munch, disse a polícia encontrou parafuso cortadores e máscaras de gás, quando procurou um caminhão que liderou a manifestação. Pelo menos 200 ativistas foram detidos, disse ele.

A polícia disse que apenas 13 das 968 pessoas detidas durante e após um comício de sábado em Copenhague permaneceu sob custódia domingo. Destes, três - dois dinamarqueses e um francês - estava programado para ser citado em juízo preliminar sobre as taxas de combates com a polícia.

Estima-se que 40.000 pessoas aderiram à marcha pacífica na maior parte em direção ao centro de conferências onde o suburbano 192-nação conferência climática da ONU está sendo realizada.

A polícia de choque activistas detidos no fim da cauda da manifestação, quando alguns deles começaram a vandalizar edifícios no centro de Copenhague. Janelas foram quebradas na bolsa de valores antigos e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Críticos soprou o direito dinamarquês que permite que a polícia a fazer detenções preventivas, se eles acreditam que vai virar uma demonstração violenta e prender suspeitos encrenqueiros por até 12 horas sem acusação judicial.

"Eles prenderam 1.000 pessoas. E eles só acompanhados em três deles", porta-voz da Amnistia Ida Thuesen disse. "Há muita gente que não fiz nada e não tinha intenção de fazer qualquer coisa."

A conferência teve um dia de folga domingo, embora mais de 40 ministros do meio ambiente foram de encontro para conversas informais no Ministério dinamarquês dos Negócios Estrangeiros sobre cortes de emissões com efeito de estufa e de financiamento para as nações pobres a lidar com as mudanças climáticas.

As promessas de cortes nas emissões até agora estão aquém do mínimo proposto em um projecto de acordo para manter as temperaturas subam a um nível perigoso. (Foto: Scanpix / AFP)


Site:
http://en.cop15.dk/news/view+news?newsid=2966


Tradução:
Cláudia Fanaia (tradutor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário