sábado, 12 de dezembro de 2009

Sábado é "dia grande demonstração" a nível mundial


 Sábado é "dia grande demonstração" a nível mundial - especialmente em Copenhague, a cidade anfitriã da conferência climática da ONU. Os organizadores previsão de até 80.000 marchando para um acordo sobre o clima na capital dinamarquesa.




                            
 Marianne Bom 12/12/2009  - 12:40  
Site: http://en.cop15.dk/news/view+news?newsid=2949


Ambientalistas de todo o mundo têm viajado para Copenhague durante os últimos dias para participar do que está previsto para sábado à tarde como uma demonstração em grande escala chamada para um acordo climático global.


A manifestação, idealizado por 515 organizações de 67 países, vai começar com música e discursos no parlamento dinamarquês em 1 Do centro da cidade de Copenhaga, de até 80.000 participantes - segundo os organizadores - continuarão em uma marcha de seis quilômetros Bella Center , o local que hospeda a conferência das Nações Unidas a mudança climática.

Modelo dinamarquês e clima ativista Helena Christensen, o ator de Bollywood Rahul Bose da Índia, e Diretor Executivo do Greenpeace Internacional Kumi Naidoo todos serão parte do cortejo do clima. E no final da manifestação, o ex-arcebispo anglicano Desmond Tutu, da África do Sul vai levar uma vigília com velas, um dos cerca de 3.000 que terão lugar em 130 países ao redor do mundo.

A polícia dinamarquesa ter sido por dia maciçamente presentes nas ruas de Copenhague, pronto para suprimir episódios potencialmente violentos. A polícia espera que entre 40.000 e 60.000 para participar do demo, no sábado.

"Nós nos esforçamos para ser tão pouco visíveis quanto possível", disse um porta-voz da polícia disse ao jornal dinamarquês Politiken, mas os comerciantes ao longo da rota e em outras partes da cidade foram informados para se preparar para possíveis problemas.

Em outros países, as manifestações já tiveram lugar no sábado.

Na Austrália (foto acima), disseram os organizadores de 50.000 pessoas tomaram as ruas, vestindo sapatos azul-céu em uma chamada para um acordo forte e obrigatória nas negociações da ONU em Copenhague, relata a AFP.

Manifestações também foram registradas nas Filipinas, Hong Kong, Indonésia e Afeganistão - no que pode, no espaço de 24 horas se tornar um apelo global cívica para um acordo sobre o clima em Copenhaga. (Foto: Scanpix / AFP)





Nenhum comentário:

Postar um comentário