domingo, 20 de dezembro de 2009

UN secretary-general Ban Ki-Moon: An essential beginning / O secretário-geral Ban Ki-Moon: Um princípio essencial


Clima geral da ONU, Yvo de Boer: "O desafio agora é transformar o que foi acordado politicamente em Copenhague em algo real, mensuráveis e verificáveis".

Rie Jerichow and 
Nanet Poulsen 
(article updated)  -  
19/12/2009 -  16:35


Após a cimeira do clima em Copenhague Sábado de manhã acordou a "tomar nota" do Acordo de Copenhague, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon (foto acima à esquerda) concluiu que "finalmente, selou o acordo", relata o BBC.
 
Segundo a AP, ele acrescentou que ele estava ciente este foi apenas o início de um processo para criar um pacto vinculativo para conter as emissões de gases com efeito de estufa, mas salientou que o acordo teria "um efeito imediato operacional".

"Pode não ser tudo o que esperávamos, mas essa decisão da Conferência das Partes é um princípio essencial ... A importância só será reconhecido quando é transformado em lei internacional ... Temos que transformar isso em um tratado juridicamente vinculativo próxima anos ", disse ele segundo a BBC.

Chefe da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima secretariado, Yvo de Boer (foto acima à direita), não foi tão entusiástico.

Em um comunicado de imprensa da UNFCCC, afirmou: "Temos de ser honestos sobre o que temos. O mundo se afasta de Copenhague com um acordo. Mas claramente a ambição de reduzir as emissões devem aumentar significativamente se quisermos manter o mundo a 2 graus. "

Porque as promessas listadas por países desenvolvidos e em desenvolvimento podem, de acordo com a ciência, não são suficientes para manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2 graus ou menos, os líderes apelaram a uma revisão do acordo, a ser concluída até 2015.

A revisão deverá incluir uma análise da meta de longo prazo para limitar o aumento da temperatura média global de 1,5 graus.

119 líderes mundiais participaram da cúpula da ONU em Copenhague, a maior reunião de chefes de Estado e de governo na história da ONU. "A mudança climática é o desafio da liderança permanente do nosso tempo", disse Ban Ki-moon. "Por isso, apelamos aos líderes mundiais que se mantenha envolvido", disse ele.

"Nós temos agora um pacote de trabalhar e começar uma acção imediata", disse Yvo de Boer. "Entretanto, precisamos ter claro que é uma carta de intenções e não é preciso sobre o que precisa ser feito em termos jurídicos. Portanto, o desafio agora é transformar o que foi acordado politicamente em Copenhague em algo real, mensuráveis e verificáveis ",

O próximo relatório anual da ONU sobre Mudança Climática Conferência terá lugar no final de 2010 na Cidade do México, precedida por uma semana duas grandes sessão de negociação em Bonn, na Alemanha, agendado 31 maio - 11 junho. (Foto: Scanpix / Reuters)



SITE:  COMPENHAGUE 2009 - COP 15



http://en.cop15.dk/news/view+news?newsid=3073

Nenhum comentário:

Postar um comentário