sábado, 20 de fevereiro de 2010

Salões de poesia voltam a surgir no Iraque à medida que violência diminui - قاعات للشعر في العراق آخذة في الارتفاع الى انخفاض العنف

 

Salões literários já foram parte vital da vida intelectual no país. Após invasão, em 2003, medo de encontros públicos inibiu atividade.


John Leland  -  Do New York Times

جمع العراقيين في بغداد في صالون أدبي ؛ الأماكن بين الناس من مختلف الطبقات الاجتماعية والجماعات العرقية لمناقشة الثقافة والأدب والأفكار (الصورة : لاروس هوغلاند نيويورك تايمز)

Ao final de uma semana que incluiu dois espetaculares ataques a bomba, Ali al-Nijar deixou sua casa para falar de poesia. Al-Nijar, professor aposentado de agricultura, estava espremido entre 60 outras pessoas num salão literário semanal na Rua Mutanabi, em Bagdá – um de cerca de 12 salões que germinaram em toda a cidade nos últimos dois anos, à medida que a violência caía.

“Este é um produto da liberdade”, afirmou al-Nijar, esperando a chegada dos palestrantes principais. O tópico da semana era um poeta chamado Abdul Wahab al-Bayati, um dos fundadores da poesia moderna iraquiana. “É claro, existe medo na cidade atualmente”, disse al-Nijar. “Mas o povo não liga para as bombas. Eu sei do risco que estou correndo, mas não me importo”.

Por séculos, salões literários foram uma parte vital da vida intelectual iraquiana, locais onde pessoas de diferentes classes ou seitas se reuniam para discutir cultura, literatura e ideias. Bagdá já teve mais de 200 salões, um quarto deles organizados por judeus, segundo Tariq Harb, advogado que frequenta diversos salões e realiza um próprio.


    Aspas





  • É claro, existe medo na cidade atualmente. Mas o povo não liga para as bombas. Eu sei do risco que estou correndo, mas não me importo. "
Entretanto, durante a presidência de Saddam Hussein, os salões desapareceram ou se tornaram subversivos, à medida que o povo se opunha ao controle do governo ou temia a presença de espiões. Na violência sectária que acompanhou a invasão de 2003, as pessoas muitas vezes tinham medo de se encontrar publicamente.

Safia al-Souhail começou seu salão em abril, depois que um nível de paz chegou à cidade. O encontro ocorre uma tarde por mês em sua casa e termina depois que escurece, algo que seria impensável durante o auge da violência extremista.


Site:  http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1497849-5602,00-SALOES+DE+POESIA+VOLTAM+A+SURGIR+NO+IRAQUE+A+MEDIDA+QUE+VIOLENCIA+DIMINUI.html

X.X.X.X.X.X.X

A vida retornando ao PAIS por meio da CULTURA,  da ARTE, da LITERATURA. Quando se reconstroi a sua cultura e também abrindo espaço para demais culturas, dedicando parte do seu tempo para o estudo, a mente se abre e voa para o infinito. E no infinito tudo é possível.


السلام

PARABÉNS AO IRAQUE!!!  


تهنئة الى الشعب العراقي!


تتوقع للعالم ان الشعب العراقي والسلام والهدوء لحياتك يمكن أن يتبع بطبيعة الحال الخاص بك مع التناغم والتوازن.

قلوب لجامعة يونام وقلب الحقيقة الخاص بك لمنفعة أجيال مستقبل أولادهم وأحفادهم وافية...
 سلام الله ، لأن القرآن يقول ان الشعب العربي ، ويجعل لا للحرب ، الحب والاحترام عائلتك ، وبينما كانت الأسر باقي العالم


Quer saber mais sobre os árabes, os muçulmanos, acesse o site do JORNAL DA USP:

http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2003/jusp664/pag1011.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário