quinta-feira, 25 de março de 2010

ORIGEM DO NOME ALMEIDA - meu sobrenome paterno

Almeida (por vezes Almeyda em português arcaico) é um apelido de família comum nos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente em Portugal e no Brasil.

O Armorial Lusitano dá a origem dos Almeidas em Fernão Canelas (1170-1249)[1], senhor das quintas do Pinheiro e de Canelas, na Freguesia de Mangualde. Foi Fernão Canelas, pai de João Fernandes de Almeida, que pelos anos de 1223 a 1245 fundou no julgado de Azurara da Beira, hoje concelho de Mangualde, uma aldeia denominada Almeida, em 1258, da qual tomou o apelido, que transmitiu aos seus descendentes. João Fernandes de Almeida foi também senhor das quintas do Pinheiro e de Canelas. A aldeia de Almeida, no século XVII, passou a chamar-se Almeidinha, lugar que deu nome ao título do barão e visconde, concedido aos Amarais Osórios.

A família Almeida foi uma das mais preclaras do Reino de Portugal, deixando imorredoura memória nos feitos do Vice-Rei da Índia, Dom Francisco de Almeida; na bravura do Alferes-menor Duarte de Almeida, na batalha de Toro; na inteligência da Marquesa de Alorna; e nas inumeráveis ações com que tantos outros ilustraram a história de Portugal, no continente e na Índia.

João Rodrigues de Sá, senhor de Matosinhos, cantou os Almeidas, em versos:

Nas d'ouro seis arruelas
Em seus escudos pintados
Do sangue honrados prelados
Sempre vimos dentro nelas
E outros leigos d'estados

D'Almeida que já fez cumes
Deu e ajuda dá lumes
D'estado e de senhorio
Abrantes, Crato e quem Dio
Viu desbaratar os rumes

A origem do nome é árabe, datando o nome da ocupação muçulmana da Península Ibérica (pré-século XII). A tradução literal indica A familia (Al) do planalto (ma'ida).

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_%28fam%C3%ADlia%29


Al-Ma'ida "A Mesa Servida ou A Mesa" (Em árabe: سورة المائدة) é a quinta sura do Alcorão, com 120 ayats.[1] Trata-se de uma Madinan sura. Os principais tópicos da sura são as missões de Isa e Moisés, bem como a distorção das suas mensagens por judeus e cristãos. A sura no entanto elogia a humildade e honestidade dos monges cristãos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Al-Ma%27ida


Notas

1. ↑ Genealogia - Fernão Canelas

Meu site sobre a minha família materna e paterna:
http://www.myheritage.com.br/site-family-tree-118202871/fanaia-de-almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário