quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

INUNDAÇÃO - POR QUE OCORRE?


Uma inundação pode ser o resultado de um grande furacão que deixa cair uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos. Também pode ser provocada de forma induzida pelo homem através da construção de barragens e pela abertura ou rompimento de comportas de represas.

Índice

 [esconder]

[editar]Enchentes X Inundações

Existe uma distinção conceitual entre os termos enchente e inundação: a diferença fundamental é que o primeiro termo refere-se a uma ocorrência natural, que normalmente não afeta diretamente a população, tendo em vista sua ciclicidade. Já as inundações são decorrentes de modificações no uso do barro e podem provocar danos de grandes proporções.[1]

[editar]A Dinâmica das Inundações

Várias áreas do conhecimento estudam os fenômenos das inundações, dentre as quais destacam-se a Geomorfologia, a Climatologia Geográfica e a Hidrologia, que normalmente são ensinadas nos cursos de Engenharia HidráulicaEngenharia sanitáriaEngenharia AmbientalGeografia, entre outros.
Existem vários tipos de inundações: a inundação fluvial, quando há uma grande precipitação, causando esta o transbordamento de rios e lagos, a inundação de origem marítima, que é causada por grandes ondas (ressacas), que invadem os polderes e as inundações artificiais, causadas por falhas humanas na operação de diquescomportas, rompimento de barragens, etc.

[editar]Coeficiente de Torrencialidade

Há um cálculo simples que permite saber se uma bacia hidrográfica tem tendência para a ocorrência de inundações. Isso é feito pela aplicação de uma fórmula, que fornece o coeficiente de torrencialidade dessa bacia. Esse cálculo consiste basicamente na multiplicação dadensidade hidrográfica pela densidade de drenagem (Ct = Dh.Dd).

[editar]Controle e Prevenção

A ocorrência de inundações tem-se tornado mais freqüente a cada ano em vários locais de Portugal.Tal facto ocorre devido à acelerada (ocupação do solo) sem que sejam tomadas as devidas precauções que levem em conta riscos ambientais e tecnológicos.
É imprescindível que se leve em conta planos de acção de prevenção contra essas catástrofes. Algumas obras podem ser realizadas para controle das inundações no meio urbano, tais como construção e manutenção de bueirosdiquesbarragens de defesa contra inundações, valas, tanques de contenção (piscinões) ou ainda obras de revitalização de rios, muito utilizadas na Holanda e na Alemanha.
É necessário administrar toda a problemática gerada pela ocupação urbana desenfreada com medidas de controle do destino que é dado aos resíduos, que, obstruindo canais, impede que a água seja escoada com facilidade; assim como da ocupação do solo, levando-se em conta a capacidade da água de se escoar para os rios, que são os canais naturais de escoamento.
Na ausência de tais medidas, fatalmente ocorrerão os problemas ocasionados pela deficiência dos meios tradicionais de escoamento artificial, se estes não têm capacidade suficiente de prover o escoamento do volume de água, dado que não existe um sistema de drenagemque suporte um volume de água maior que o nível previsto para uma máxima pluviométrica.

[editar]Maiores inundações ocorridas no Brasil

Moradores transitando à barco pelas águas que inundaram Itajaí, no estado de Santa Catarina em novembro de 2008.

[editar]Ver também


SITE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário