quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Wikileaks está entre os nomeados ao Nobel da Paz

Por Redação do IDG Now!

Publicada em 02 de fevereiro de 2011 às 14h58
Atualizada em 02 de fevereiro de 2011 às 15h03


Site de vazamentos de documentos confidenciais foi apontado por deputado norueguês; comitê do prêmio só irá divulgar o vencedor em outubro.

O polêmico site WikiLeaks foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz de 2011, disse nesta quarta (2/2) o político norueguês que fez proposta, Snorre Valen.
O Comitê Norueguês do Nobel aceita candidaturas para o prêmio até 01 de fevereiro, embora os cinco membros do painel tenham até o final do mês para fazer suas próprias propostas.
O parlamentar disse que o WikiLeaks foi "um dos mais importantes contribuintes para a liberdade de expressão e de transparência" no século 21.
"Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural para o Prêmio Nobel da Paz", disse Valen.
Membros de todos os parlamentos nacionais, professores de direito ou ciências políticas e vencedores anteriores estão entre os autorizados a fazer nomeações. A comissão se recusou a comentar sobre a proposta ou quaisquer outras nomeações.
O comitê de cinco membro do Nobel irá avaliar os candidatos, tanto pessoas físicas quanto organizações, nos próximos meses, e o vencedor só será conhecido em outubro.
O site, que ainda está divulgando uma série de telegramas das embaixadas americanas, sofreu pressões do governo e de empresas dos EUA, o que desencadeou uma verdadeira guerra na web movida por grupos de apoio.


SITE PESQUISA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário