domingo, 13 de março de 2011

GERAÇÕES BABY BOOM - X - Y - Z

Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - Editado na internet -Referente ao um Congresso Virtual sobre Recursos Humanos na internet - Maio de 2009 -Site:   http://www.rh.com.br/  Tema desta semana - http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/7042/geracoes-x-y-e-z.html

GERAÇÕES 
BABY BOOM - X - Y -Z     




Pediram-me para falar sobre “ indisciplina na escola”, poderia até comentar sobre tal fato, porém gostaria de apresentar conceitos, que aprendi em um curso de Recursos Humanos, em um congresso virtual. (www.rh.com.br)



Depois da última grande guerra, surgiu a Geração Baby Boom , nasceram entre 45 a 64, esta geração alteraram e modificaram comportamentos e estimularam o conhecimentos. São os que tiveram contato direto com o mundo virtual em primeiro momento, por meio da Televisão. Criaram movimentos estudantis, criaram a cultura dos “yuppies”(hippes), o surgimento do rock... são chamados da Geração EU.


Por meio da busca de justiça, criaram movimentos das mulheres, movimentos pelos direitos civis e protestos contra a Guerra, movimento pela Paz.
  
A Geração X compreende os nascidos entre 1965 e 1983, são menos interessados em alterar as coisas, pois viveram durante a época da Guerra Fria. São mais céticos, preferem a estabilidade da profissão, sem muito interesse em assumir lideranças e postura de autoridade, buscando a tranqüilidade na vida pessoal. O que diverge da Geração anterior, extremamente impetuosa e querendo mudanças, em tudo.


A Geração Y, os nascidos entre 1983 a 1994, é a geração do novo milênio e da internet. Geração cresceu dentro da democracia e vivendo em um mundo altamente tecnológico, com mudanças rápidas e transformações diversas. Sendo fomentada sua alto estima, gosta de um mundo de ação, sendo fazendo tarefas múltiplas. São preocupados com causas sociais, com o meio ambiente e busca a sua liberdade de expressão.

E uma geração leal aos seus princípios, não gosta de interesseiros, de mentiras e valorizam amigos de verdade. Sua leitura de mundo é diferente das gerações anteriores, por isto o choque.

 A Geração Z, são os nascidos após 1995, esta geração não concebe o mundo sem computadores, TV, Chats, telefone celulares... sendo influencia pela complexidade do mundo moderno e a velocidade em que a tecnologia se engendrou em sua vida, desde o nascimento. Sentem a vontade com a diversidade de tarefas realizadas ao mesmo tempo, sem se perder o foco. Totalmente desapegados das fronteiras geográficas, convivem com todos da mesma maneira que convive com seus amigos, participam ativamente da Globalização. Para eles tudo é natural, flexível e simplificado.
  
Geração Z, significa zapear, muda de canal a todo o momento, vai para internet, atente o telefone, conversa no chats... por isso troca de valores assim que assimilou novos valores, como a mesma rapidez, que aperta um botão para mudar de canal. É a geração do EXCESSO DE INFORMAÇÃO. O conhecimento está na palma da mão.

Fiz esta explanação, para dizer que a INDISCIPLINA , nada mais é o conflito de gerações, de conceitos, de experiências de vida. Não acompanhamos o ritmo frenético desta geração.

Acredito que profissionais que tenha a mesma aptidão ou que tente acompanhar o ritmo destas duas ultimas gerações Y e Z, terá não apenas alunos interessados em aprender, mais amigos que também ensinaram valores novos, capazes de criar uma nova visão de mundo e sociedade.

Estamos lidando com ADOLESCENTES e CRIANÇAS com super-poderes, capazes de alterar uma realidade, com tanta rapidez, que nossa mente jamais irá compreender, pois nossos valores estão embasados, mas gerações anteriores, principalmente a geração X, que foi a mais conformada e alienada. Infelizmente é a minha geração. Mas tento me adaptar a sua velocidade de pensamento e ações.

Adaptar as transformações para que estes jovens e crianças, não sejam destruídos, por pequenos castigos, mas estimulados a fazer a transformação necessária ao novo milênio.

Não são eles que têm que nos acompanhar, somos nós que devemos nos adaptar as mudanças. Eles têm sede de conhecimento, mas que este conhecimento seja passado de forma rápida, da mesma maneira que eles convivem neste mundo. As vezes, os métodos estão meio obsoletos e acabam perdendo a atenção do foco, temos que nos adaptar... UNINDO TODAS AS GERAÇÕES, SEM CONFLITOS.



Texto escrito por Claudia Cristinne Fanaia De Almeida Dorst , em 12/12/2009 – Cuiabá/MT




Bibliografia:


Gerações Baby Boom, X, Y e Z

http://www.agileway.com.br/2009/07/25/as-geracoes-que-vem-por-ai/



Geração Y

http://www.rh.com.br/Portal/Geral/Blog_Alberto_Ruggiero/5395/geracao-y-junte-se-a-eles.html


Geração Z:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/jovens/apresentacao.html

2 comentários:

  1. www.genesisw.com/2603878-nilton/
    www.victorytelecom.com/Niltyion
    www.vicss.com/Niltyon
    www.mymonavie.com/Niltongoulart
    www.seguros.net.br/kennedy
    www.blog.clickgratis.com/niltonseguros
    www.aspromark.com.br/1087

    Claudia da uma maozinha ou entra no projeto .bjos

    ResponderExcluir
  2. www.victorytelecom.com/Niltyon

    ResponderExcluir