segunda-feira, 11 de abril de 2011

Computadores já podem ser controlados com o pensamento

10 de abril de 2011 – 12:00View Comments
A ficção cada vez mais se aproxima da realidade. A mais nova prova disso é que cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, conseguiram fazer com que alguns pacientes que sofrem de epilepsia movessem um cursor de computador apenas com a força do pensamento.

Esse recurso foi atingido por um grupo de cientistas liderado pelo Dr. Eric Leuthardt, com o uso de uma técnica chamada eletrocorticografia (ECoG). Para você ter uma ideia, ela consiste em inserir eletrodos implantados diretamente no cérebro, que registram e transferem os impulsos diretamente para o computador.

Funciona mais ou menos assim: os cientistas estipulam uma palavra, por exemplo, “oi”, para fazer com que o cursor do computador se mova para a esquerda quando os pacientes pensarem nela. E outra palavra como “tchau”, para levar o cursor para a direita, e outras para cima e para baixo.

O teste foi realizado com pacientes de 36 a 48 anos, e ofereceu um resultado extremamente positivo, já que atingiu 90% de precisão com a movimentação do cursor.

Com certeza esse tipo de tecnologia dá medo em muita gente. Afinal, será que estamos próximos de ler a mente das pessoas? De qualquer forma, trata-se de um grande avanço para aqueles que não conseguem se comunicar, como pessoas que perderam a mobilidade ou voz em acidentes e doenças neurológicas.


Site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário