sexta-feira, 10 de junho de 2011

Almeida - Vila em Portugal

Localização de Almeida


Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guardaregião Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 1 400 habitantes.



É sede de um município com 520,55 km² de área e 7 402 habitantes (2006),[1] subdividido em 29 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo, a leste pela Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel.







Brasão de Almeida
Brasão



Bandeira de Almeida
Bandeira

     
Ficheiro:Flag of Portugal.svg
Bandeira de PORTUGAL

Al-Ma'ida "A Mesa Servida ou A Mesa" (Em árabe: سورة المائدة) é a quinta sura do Alcorão, com 120 ayats.[1] Trata-se de uma Madinan sura. Os principais tópicos da sura são as missões de Isa e Moisés, bem como a distorção das suas mensagens por judeus e cristãos. A sura no entanto elogia a humildade e honestidade dos monges cristãos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Al-Ma%27ida 


Almeida 

Latim - Que significa `Planície`. 

Sobrenome português,  sua origem vem do árabe a `al` mesa `maida` (al maida - 5 surata do alcorão), em sentido geográfico seria `planalto ou chão plano`. 

Descendem os Almeida de D. Fernão Canelas, senhor das Quintas do Pinheiro e Canelas, pai de João Fernandes de Almeida. Procede tambem desta família Egas Moniz, conquistador de Almeida, da qual um de seus filhos tomou o nome pôr sobrenome.







    

BRASÃO dos ALMEIDA = concedido a 1/3/1494

Felgueiras Gayo em seu Nobiliário de Famílias de Portugal, dá a origem dos ALMEIDAS, em Payo Paes Guterres, fundador do Morgado de Tibães, Rico Homem do Conde Henrique da Borgonha, (1035-1114), c.c. Teresa, (fal. 1130), filha de Afonso VI, Rei de Leão e Castela, de quem recebe o título de Conde de Portugal

Esse Payo Guterres, Senhor do Castelo de Leiria, c.c. Moninha Dama da Rainha Dona Teresa, tem um neto, Payo GuterresSenhor do Castelo de Almeida que ele conquistou dos árabes em Riba Coa, ao tempo de Sancho I, (1154-1211 = 2o Rei de Portugal) e que legou aos seus descendentes, que tomaram do nome deste Castelo o sobrenome de família ALMEIDA.

João Fernandes de Almeida é o 1o a aparecer na história com esse sobrenome nas Inquirições de 1258, pois fundou no termo de Azurara da Beira, hoje Concelho de Mangualde, nas terras da Herdade da Cavalaria que recebera com muitos privilégios d’El Rei Sancho I, a vila de ALMEIDA, entre 1223 e 1245.

João Fernandes de Almeida é filho de Fernão Canelas que era Senhor das Quintas de Pinheiro e Canelas. Seu neto, Lourenço Anes de Almeida, foi Alcaide-Mor de Linhares e Castelo Novo. Há, também, Fernão Alvares de Almeida, Alcaide-Mor de Abrantes, aio dos filhos de D. João I, o Mestre de Avis, (1357-1433, 10o Rei de Portugal), seu filho, Diogo Fernandes de Almeida está sepultado na igreja de Sta. Maria do Castelo e seus descendentes recebem em 1476, o título de Conde de Abrantes, extinto em 1530 e renovado entre 1645-1656 com Miguel de Almeida, que foi um dos 40 Fidalgos da Restauração dos Braganças, em 1640.

Dos Condes de Abrantes, descende outro Diogo Fernandes de Almeida, Prior do Crato, cujo filho, Lopo de Almeida, tem entre seus descendentes: a Casa dos Condes de Avintes, cuja varonia Almeida se conservou até o 8o Conde de Avintes, e a Casa dos Condes de Assumar, sendo que o neto do 1o Conde de Assumar, Pedro de Almeida, foi feito Vice Rei das Índias e recebe, em 1744, o título de Marquês de Castelo Novo, (onde fora Alcaide-Mor, Lourenço, que é neto deJoão Fernandes de Almeida, o 1o Almeida) o título é, em 1748, mudado para Marquês de Alorna por ter, Pedro de Almeida, conquistado essa praça de guerra.

A varonia Almeidase conserva até o neto do Marquês de Alorna. No Brasil tivemos Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, nascido a 17/10/l688, com 28 anos separou-se da família para vir ao Brasil, em 1717, como 3º governador da nova Capitania de São Paulo e Minas do Ouro. Tornou-se, em 1718, 2º Conde de Assumar, título herdado de seu pai e foi, mais tarde, Marquês de Alorna.


http://www.sfreinobreza.com/anibalalmeida.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário