quarta-feira, 27 de julho de 2011

Climatério

Atendendo o pedido de amigas...  vou começar  a abordar esta fase da vida...
Como vemos é apenas mais um degrau pelo qual temos que passar...

Não apenas do ponto de vista biológico, podemos dizer que o Climatério está para  apuberdade  assim com a menopausa(ultima menstruação) está para a menarca (primeira menstruação), mas também traçar paralelos com as crises psicológicas e sociais, embora estas com enfoques bem diferentes.

Enquanto na puberdade os hormônios estão alterados pelo inicio da resposta ovariana ao estímulo central e com isso  estão em ebulição, no climatério estão alterados pelo fim da resposta ovariana , como eu costumo dizer ... os ovários também querem se aposentar...e assim os hormônios nesta fase  encontram-se  em produção desordenada.


 Assim como o dia amanhece e anoitece e traz consigo todas as variações lindas e próprias de cada hora ... A vida tem etapas diversas com seus mistérios característicos de cada etapa conforme colocamos na postagem anterior.




O Climatério ocorre ENTRE  40 E  59 ANOS e a MENOPAUSA –ocorre em torno dos 48,1 anos (SP) e considera-se menopausa precoce antes dos 40 anos e menopausa tardia após os 50 anos.
continua...