quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ética “profissional” – a política do ganha-ganha x ganha-perde


Ética “profissional” – a política do ganha-ganha x ganha-perde



Amandio Bastos da Silva JuniorAmandio Bastos da Silva Junior
consultor@amandiojunior.com.br
www.amandiojunior.com.br/



Segundo um amigo meu, no mundo dos negócios há um ditado muito triste que diz: “Todos os dias saem um otário e um esperto de casas diferentes, quando eles se encontram um negócio é fechado”. Infelizmente há muitas pessoas no mundo empreendedor que pensam desta forma, é a política do ganha perde, ou seja para alguém ganhar algo a outra pessoa tem que perder.

Hoje em dia a palavra ética tem ganhado cada vez mais cartaz perante as pessoas e instituições, porém muitas vezes é meramente teoria. Escondida atrás desta palavra há coisas que até Deus duvida. O que é mais conveniente, sonegar impostos ou cumprir o dever com o leão? Pagar uma multa aplicada por um guarda de trânsito ou suborná-lo? Isso é, amigos, ganha perde.

São perguntas, entre outras, que deveríamos nos fazer antes de cometer qualquer ato ilícito. Meu saudoso pai trabalhava como gerente de uma linha de ônibus e era muito comum ele saber ou até mesmo pegar um cobrador mandando um passageiro pular a catraca para poder ficar com o dinheiro da passagem para ele. O resultado era sempre o mesmo, o cobrador era colocado no olho da rua, porém tal ato não intimidava outros funcionários do mesmo setor de fazer a mesma coisa. Isso também é ganha perde.

Todos os dias nós vemos na mídia políticos e personalidades públicas tentando driblar polícia e órgãos competentes para poder se “dar bem” em prol de si. Logo eles que deveriam ser exemplo nacional para o povo, mas preferem se corromper para nos mostrar que eles podem e fazem o que querem com o dinheiro público.

Por outro lado, há também certos patrões que se beneficiam da inocência ou ignorância de seus empregados para não cumprir com suas obrigações, tal como INSS, FGTS, etc. O problema é que nem toda vez eles se dão bem, pois ao saber de aos indevidos, o empregado lesado geralmente vai buscar seus direitos na justiça. Daí vem a pergunta: Qual a vantagem de um dono de uma empresa passar por esta humilhação em troca de um pseudo “se dar bem”? Nesse caso, ganha perde descarado.

É amigos, tratar e falar de ética não é tão fácil como colocamos na teoria, na verdade é uma tarefa tão árdua que muitas vezes até pensamos em desistir e nos conformarmos achando que a vida é assim mesmo.

Mas há luz no fim do poço, é a política do ganha ganha. Fico feliz quando encontro algum empresário empreendedor que negocia com seus funcionários estratégias onde ele, o dono, ganha, mas seus funcionários também ganharão mediante busca de oportunidades e metas. Tenha você certeza que este bendito empresário será lembrado como uma pessoa boa e honesta, pois dá valor ao bem mais precioso que ele possui, o ser humano.

Enfim, a tarefa é árdua, mas não é impossível, existem sim pessoas honestas neste país, porém são muitas vezes ofuscadas pelo brilho da ganância, da desonestidade, do espírito do “quero me dar bem”. O consolo é que muitas vezes toda esta farsa tem os dias contados.

Amandio Bastos Junior

consultor.empresas@yahoo.com.br
Sobre o Autor
* Graduado em Inglês e Português pela UFPA (Universidade Federal do Pará) * Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pelo IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão) * MBA em Gestão de Pessoas pelo IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão) * Professor de Inglês por 20 anos * Gerente de filial participando de treinamento na área de atendimento, gestão de pessoas, liderança e motivação * Consultor / palestrante / facilitador * Representante regional da Primazia Digital * Autor de artigos sobre empreendedorismo 


http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/etica-%93profissional%94-%96-a-politica-do-ganha-ganha-x-ganha-perde-6013/artigo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário