quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A HISTÓRIA DA MOBILIZAÇÃO PELO VOTO ABERTO NO CONGRESSO NACIONAL


O início
Na tarde do dia 25/02/2007, através de uma reunião presencial, um grupo de brasileiros que acreditam que a democracia se constrói com representação e transparência, decidiram lançar a MOBILIZAÇÃO PELO VOTO ABERTO NO CONGRESSO NACIONAL.
Começava então, todo o planejamento do trabalho da referida Campanha, a partir da criação de uma comunidade virtual no site de relacionamentos Orkut.
Daquele espaço, surgiu uma grande mobilização com o envolvimento de pessoas de vários Estados brasileiros, comprometidas a colherem assinaturas da população no Abaixo-Assinado criado para esse fim.
Foram seis longos meses de trabalho árduo, conduzido através da dedicação e esforço de muitas pessoas.


A organização
A partir do lançamento da Comunidade MOBILIZAÇÃO PELO VOTO ABERTO, no site de relacionamentos Orkut, a Campanha começou a ganhar força através de adesões de pessoas de vários Estados.
Assim, começamos a organização do trabalho, disponibilizando de imediato a folha do abaixo-assinado na internet para impressão, bem como alugamos uma Caixa Postal destinada ao recebimento das folhas assinadas.
Grupos estaduais foram organizados, onde as pessoas se mobilizaram em busca de assinaturas da população, ficando assim distribuídos:
SUDESTE
SÃO PAULO
MINAS GERAIS
RIO DE JANEIRO
ESPÍRITO SANTO
SUL
RIO GRANDE DO SUL
PARANÁ
SANTA CATARINA
NORDESTE
PERNAMBUCO
MARANHÃO
PARAÍBA
CEARÁ
CENTRO-OESTE
MATO GROSSO
DISTRITO FEDERAL

As assinaturas foram colhidas em vários segmentos da sociedade, como por exemplo: Escolas, Universidades, Entidades Sociais, Movimento Sindical, Empresas, Associações, entre vários outros.

Durante todo o período do trabalho de coleta de assinaturas, a mobilização se deu também por meio virtual através de Petição Online, bem como vários pedidos de apoio da imprensa.
Todos, unidos em torno de um único objetivo e com responsabilidade, resultou na coleta de 18.341 ASSINATURAS de cidadãos brasileiros nas ruas.


A entrega do Abaixo-Assinado na Câmara dos Deputados
Na tarde do dia 17 de outubro de 2007, no Salão Verde da Câmara dos Deputados em Brasília, a FRENTE PARLAMENTAR PELO FIM DO VOTO SECRETO recebia de nossas mãos os 5 cadernos contendo as 18.341 assinaturas colhidas nas ruas de 13 Estados do Páis.
Naquela mesma tarde, a sessão da Câmara foi interrompida para receber oficialmente o nosso Abaixo-Assinado. O mesmo foi entregue na Mesa Diretora nas mãos do Presidente daquela Casa.
Todos os fatos ocorridos naquele dia, em relação à nossa Campanha pelo Voto Aberto, ganhou espaço considerável na imprensa, conforme links das manchetes abaixo:

Câmara recebe abaixo-assinado contra o voto secreto
Voto aberto: deputados recebem 18 mil assinaturas
Abaixo-assinado pelo voto aberto chega à Câmara
Mais de 18 mil cidadãos pedem fim de votações secretas
Mais de 18 mil pedem fim de votações secretas (2)
Abaixo-assinado pelo voto aberto chega à Câmara(2)
Grupo reúne assinaturas contra voto secreto
Abaixo-assinado pelo fim do voto secreto
Frente recebe 18 mil assinaturas pelo voto aberto
Voto aberto: Chinaglia promete esforço


Vídeos

Momento da entrega do Abaixo-Assinado na Câmara