quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Lula recebe prêmio na Polônia por respaldo à liberdade e democracia



O ex-presidente Lula foi agraciado com o prêmio 'Lech Walesa', criado em 2008 
para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.






O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado com o prêmio "Lech Walesa", criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.


O brasileiro receberá o prêmio em cerimônia que acontecerá no próximo dia 29 de setembro na cidade de Gdansk, no norte da Polônia, segundo a Fundação Lech Walesa confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe.
Lula expressou seu agradecimento à fundação polonesa e disse que considera o prêmio como um reconhecimento não só de suas conquistas pessoais, mas também do povo brasileiro, que nos últimos oito anos mostrou como é possível realizar uma transição econômica e social de forma pacífica e democrática.


Por sua parte, o ex-presidente polonês Lech Walesa lembrou que, embora Lula tenha "raízes ideológicas diferentes", compartilha com ele uma origem sindical e a realização de mudanças excepcionais em seus respectivos países.
Walesa fundou seu prêmio em 2008, 25 anos após ter sido agraciado com o Nobel da Paz por sua luta contra o comunismo e pelo advento da democracia na Polônia. A fundação polonesa premia o vencedor com US$ 100 mil.
Em 1990, após protagonizar numerosos protestos e pôr em xeque o governo comunista polonês, a queda do muro de Berlim abriu as portas da democracia na Polônia, onde Lech Walesa se tornou o primeiro presidente eleito livremente pelos cidadãos desde a Segunda Guerra Mundial.
Site pesquisa - G1 - Globo