terça-feira, 18 de outubro de 2011

CHICO XAVIER 2


Roteiro Chico Xavier em Pedro Leopoldo
CHICO XAVIER
Da casa em que ele psicografou pela primeira vez ao açude em que costumava ler, conheça os lugares que carregam as marcas da vida de Chico Xavier em sua cidada natal
Fernanda Castello Branco, especial para o iG

Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Pedro Leopoldo fica a apenas 46 quilômetros da capital mineira. Foi nessa pequena cidade de cerca de 60 mil habitantes que nasceu, em 1910, Francisco Cândido Xavier.


Muita gente associa a imagem do médium a Uberaba, mas foi em Pedro Leopoldo que ele viveu até os 47 anos. Também foi lá que ele teve suas primeiras experiências mediúnicas. Segundo o curador da Casa de Chico Xavier na cidade, Hélcio Marques, o médium afirmava que a cidade natal era sua mãe, enquanto Uberaba era uma tia.



Casa de Chico XavierRua Pedro J. Silva, 64


Divulgação

Nessa casa Chico Xavier morou até se mudar para Uberaba
Aberta ao público no dia 2 de abril de 2006, data em que o médium completaria 96 anos, essa foi a casa em que ele morou com a família até se mudar para Uberaba, no final dos anos 1950. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 8 às 12h, e das 14 às 18h.

Memorial do Centro Espírita Luiz Gonzaga
Rua São Sebastião, 96
Divulgação
Centro espírita funciona na casa em que o médium nasceu
Recém-inaugurado e erguido no mesmo terreno onde ficava a casa onde Chico Xavier viveu por quase 50 anos em Pedro Leopoldo, o memorial tem 32 quadros em óleo sobre tela contando sua trajetória. No local funciona o Centro Espírita Luiz Gonzaga. No quarto em que Chico Xavier nasceu fica a sala de passes.

Açude do Capão

Fica ao lado do bairro São Geraldo.
Divulgação
Na região do Açude do Capão, Chico Xavier se refugiava aos domingos
À beira desse açude, em 1931, Chico Xavier teve a experiência que o marcaria para o resto da vida. Foi lá que ele teria visto e conversado com o mentor espiritual Emmanuel. Além disso, o Capão era o refúgio do médium aos domingos, onde ele costumava passar horas lendo livros. No lugar será construído o Memorial Chico Xavier, ainda sem data de inauguração. Enquanto isso não acontece, o local segue abandonado, com a água do açude poluída. Apesar disso, muitas pessoas o visitam.

Praça Chico Xavier Rua Doutor Cristiano Otoni, 555 – Centro
Divulgação
A praça foi batizada com o nome de Chico Xavier em 1980
A cidade homenageou o filho ilustre da cidade ainda em vida, em 1980, batizando a praça - também conhecida como Praça da Prefeitura -, com seu nome. Foi a primeira homenagem pública de Pedro Leopoldo a Chico Xavier. Vinte anos depois, a praça foi restaurada e, em 2004, após a morte do médium, ela foi ornamentada com o seu busto.
Fazenda ModeloAvenida Dr. Rômulo Joviano, s/n
Divulgação
Na Fazenda Modelo, Chico Xavier iniciou a carreira de escriturário
Instalada em 1918, pelo Governo Federal, a Fazenda Modelo nasceu com o objetivo de fomentar a agropecuária da região. Chico Xavier trabalhou ali como escriturário entre 1930 até o final dos anos 1950. Um projeto da Universidade Federal de Minas Gerais prevê a revitalização da fazenda, incluindo a casa de Chico Xavier e a criação de um museu para preservar sua memória. 

Mostra Permanente Unimed – Arquivo Geraldo Leão

Rua Comendador Antônio Alves, prédio da Unimed, centro.
Divulgação
Memorialista Geraldo Leão guarda acervo sobre o médium
Em uma parceria com a empresa de plano de saúde, foi criado na cidade um espaço para expor parte do material disponível sobre Chico Xavier pertencente ao memorialista Geraldo Leão. O acervo é composto por documentos, fotos e cartas.

Escola Estadual São José 
Rua Herbster, 160
Divulgação
Escola São José, onde Chico Xavier estudou até a 4ª série
Chico Xavier estudou nessa escola até a 4ª série, entre 1919 e 1923, quando ela se chamava Grupo Escolar de Pedro Leopoldo. Vale uma passadinha por lá, pelo menos para tirar uma foto da fachada.‎

Onde ficar:
- Castilho Hotel: (31) 3661-1149.
- Tupyguá Palace Hotel: (31) 3662-5111.


http://turismo.ig.com.br/destinos_nacionais/2010/04/23/o+roteiro+em+pedro+leopoldo+9460294.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário