terça-feira, 18 de outubro de 2011

CHICO XAVIER


Roteiro Chico Xavier em Uberaba
Da casa em que ele vive à estátua de seu mausoléu que, segundo os crentes, verte água milagrosa, conheça os points em Uberaba com as pegadas de Chico Xavier
Fernanda Castello Branco, especial para o iG

Apesar de não ser a cidade natal de Chico Xavier, foi nessa cidade do Triângulo Mineiro, a 494 quilômetros de Belo Horizonte, que o médium ganhou notoriedade como o maior nome do espiritismo no Brasil.


Divulgação



Casa da Prece
Avenida João XXIII, 1495 – Bairro Parque das Américas

Nesse local, Chico Xavier costumava atender, às sextas e aos sábados, mais de 500 pessoas por semana. O Grupo Espírita da Prece continua promovendo os cultos, aos sábados.

Museu Chico Xavier
Rua Dom Pedro I, 165 – Bairro Parque das Américas. (34) 3336-5967.
A casa onde Chico Xavier morou em Uberaba está do jeitinho que ele a deixou e, atualmente, funciona como museu. Na porta do antigo quarto do médium existe até um aviso aos espíritos: “Se algum amigo espiritual porventura estiver determinado a me proporcionar a alegria de uma visita, aviso que estarei nesta noite – somente hoje -, no quarto à esquerda, onde estarei com a satisfação de receber...”. No quarto é possível ver até camisas penduradas, além de fotos de familiares e a prateleira enfeitada com imagens de santos. Também há livraria no lugar. Quem cuida do museu é Eurípedes Humberto Higino dos Reis, filho adotivo de Chico Xavier. A visitação gratuita pode ser feita de segunda a sexta, das 8 às 11h, e das 13 às 17h30, e aos sábados, das 8 às 12h.

Túmulo de Chico Xavier
Cemitério São João Batista – Avenida Dona Maria de Santana Borges, 01. (34) 3313-7818.

Aberto à visitação pública desde o dia 25 de outubro de 2002, quatro meses após a morte de Chico Xavier, o mausoléu de mármore é visitado por pessoas de todos os cantos do Brasil. Uma estátua em bronze enfeita o local. De vez em quando, ela verte gotas d'água. Algumas pessoas consideram a água milagrosa.

Refeitório Amigos Anônimos de Chico Xavier
Avenida João XXIII, 2258 – Bairro: Parque das Américas. (34) 3336-5967.
No local, refeições são servidas às pessoas carentes, seguindo o projeto de ajuda aos mais necessitados que Chico Xavier comandava. O lugar pode ser visitado na hora da refeição, ou seja, todas as quintas-feiras, a partir das 18h.


Livraria FCX
Rua Dom Pedro I, 165. Bairro Parque das Américas. (34) 3336-5967.
A livraria, cujo nome é formado pelas iniciais de Francisco Cândido Xavier, tem em seu acervo todas as obras do médium.

Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra
Clube Sírio Libanês (Rua Major Eustáquio, 790) 

Está prevista para os dias 17 e 18 de julho a terceira edição do encontro espírita que celebra a memória de Chico Xavier. O evento teve sua primeira edição em Uberaba, passou para Pedro Leopoldo e, este ano, retorna para a cidade onde ele passou os últimos anos de sua vida. Na programação, além de palestras sobre espiritismo, há shows musicais. A edição passada contou com a participação de cerca de 3.500 pessoas.
Onde ficar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário