quinta-feira, 8 de março de 2012

08 de março - Dia Internacional da Mulher

   PARABÉNS  MULHERES ...  SOMOS  IGUAIS  AOS  
  HOMENS,  MAS  COM  JEITO  DIFERENTE ...   



Desde o ano de 1975, 8 de março é consagrado como Dia Internacional da Mulher. Há controvérsia entre os historiadores quanto a verdadeira origem desse dia. Para uns a data remete ao ano de 1857 quando operárias de uma indústria têxtil, na cidade de Nova York, entraram em greve, ocuparam o local de trabalho e fizeram reivindicações como redução do horário de trabalho e equiparação salarial, pois as mulheres tinham salários inferiores aos dos homens.

As mulheres/operárias foram trancadas dentro da indústria e, sem possibilidades de saírem do local, cerca de 130 mulheres, morreram sufocadas e queimadas pelo fogo intencional ateado pelos patrões. Para outros a origem da data é bem anterior. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos.

Uma manifestação em favor da igualdade reuniu cerca de 1500 mulheres. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto, no qual se reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York que desencadeou uma longa greve que fechou quase 500 fábricas americanas.


Na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, no ano de 1910, foi aprovada uma resolução para a criação de uma data anual para comemorar os direitos da mulher tendo como objetivo honrar as lutas femininas e obter condições de implantar o direito a voto.

Diversos protestos ocorreram com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e no dia 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), numa manifestação, que reuniu cerca de 90 mil operárias, contra Czar Nicolau II, em razão das más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra, em um protesto conhecido como ‘Pão e Paz’, a data consagrou-se, embora, somente no ano de 1921 foi oficializada como Dia Internacional da Mulher.

A ONU, no ano de 1945, assinou o primeiro acordo internacional garantindo princípios de igualdade entre mulheres e homens. Com a força dos movimentos feminista, oficialmente, no ano de 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977, o dia 08 de março, foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

dia-internacional-da-mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário