domingo, 15 de abril de 2012

Foto antiga do meu pai e do meu avô ...

Estas fotos que estou postando faz parte da história de Mato Grosso, pois são estes homens que abriram picadas, de Barra do Bugres, até Nova Olímpia, onde montaram acampamento, para que Tangará da Serra fosse construída, isto na década de 1950.

Meu pai, Paulo de Almeida, e meu avô, Belizário de Almeida, eram bons nisso, já haviam fundado várias cidade no Estado de São Paulo. Foram contratados por um empresa chamada SIPA, para projetarem e construirem Tangará da Serra, com o objetivo de povoar o centro-norte de Mato Grosso.

Aqui, temos uma foto, dos homens, entre eles meu Pai Tuta (Paulo de Almeida), Tio Neguinho  (Gustavo de Almeida), meu avô Bili (Belizário de Almeida),  do JEPP  e  o Trator, abriram as 1ª estradas para Tangará da Serra:


Aqui a pista de pouso, da família ALMEIDA, em Nova Olímpia, já que em muitos momentos, não havia como chegar até lá, por causa da chuvas constantes, este era o único meio, tanto que isto iniciou o povoado de NOVA OLIMPIA, fundado também pela FAMÍLIA ALMEIDA, isto em 1958:

Nesta foto só reconheço o meu pai, Tuta:

TIO BILI

Meu avô BELIZÁRIO DE ALMEIDA, nasceu em BARRETOS/SÃO PAULO, em 24 de fevereiro de 1903, fez seus primeiros estudos em Campinas - São Paulo.

Ajudou na fundação de COSMORAMA/SP, em 1935, foi nomeado PREFEITO MUNICIPAL.

Fundou MARAVILHA, em 1944, hoje, MERIDIANO/SP.

Em 1947, fundou SANTA ALBERTINA/SP.

SANTANA DA PONTE PENSA/SP, em 1950.

Foi vereador em BARRA DO BUGRES/MT, 1958.

Em 1989, morre em TANGARÁ DA SERRA, onde foi sepultado.

Please: na foto, meu avô aparenta ser moreno, é que a foto é antiga, além de ser foto antiga, reproduzida de outra foto.

Foi criada uma Biblioteca, para homenagear meu avô, já que sua família, sempre teve muito conhecimento, sendo assim, a BIBLIOTECA MUNICIPAL BELIZÁRIO DE ALMEIDA, tem seu nome.


Foto da sua família, na década de 1950 - assim que chegou em Barra dos Bugres - BELIZÁRIO DE ALMEIDA foi casado com Joana Correa de Almeida (de Palmeiras - Bahia), os 2 falecidos,  teve 06 filhos: Maria Aparecida (Cida), Gustavo (Neguinho-falecido), Wilson (Fusa-falecido), Paulo (Tuta - falecido), Dalva e Antonio (Tuim).


FAMÍLIA ALMEIDA - DECADA 50



Meu tio Wilson de Almeida, foi prefeito de Barra do Bugres, na década 70, um pouco antes da sua morte,  foi sepultado em Nova Olímpia, tem um filho chamado também Wilson, com minha tia Vera, que faz muito anos que não a vejo.

O nome da escola estadual de Nova Olímpia,  tem seu nome: "Escola Estadual de 1º e 2º Grau  "WILSON DE ALMEIDA", uma homenagem do povo de Barra do Bugres, já que Nova Olímpia, pertenceu a Barra, até ser emancipada, como município.





VISTA ÁREA DE NOVA OLIMPIA:
Nova Olimpia - parte antiga - Fundada em 1958

VISTA ÁREA DE TANGARÁ DA SERRA:

Tangará da Serra - centro da cidade - Fundada em 1959

E se repararrem, no projeto de Tangará da Serra, existe uma forma de avião, com 02 ruas que cortam os bairros, como se fosse a asas de um avião.



Nenhum comentário:

Postar um comentário