segunda-feira, 25 de junho de 2012

TEATRO EM NOVA OLIMPIA

Sempre fui apaixonada por TEATRO, ARTES PLASTICAS, COSTURAS, CROCHE... tudo que envolva arte.

Gosto de disso ... fiz parte do grupo de teatro em Cuiabá, GRUPO CENA ONZE, na decada de 90. Tenho a minha alma impregnada de arte, tanto que meu bisavô, FRANKLIN CASSIANO DA SILVA, era um TEATROLOGO em Cuiabá, além de escritor, faz parte da Academia de Letras de Matogrossense. (http://poetafranklincassianodasilva.blogspot.com.br/ )

Hoje, por considência, estava em casa, não fui caminhar no Parque Mãe Bonifácia, vi um projeto da Prefeitura de Nova Olimpia, cidade fundada pelo meu Pai Paulo de Almeida e meu Bisavô BELIZÁRIO DE ALMEIDA, onde crianças e adolescentes fazem um monte atividades, entre eles TEATRO.

Nova Olimpia está virando referencia de CULTURA, também, com a família ALMEIDA, por lá... não tem como todos tem alma de artista. Mas isto também se deve, as pessoas envolvidas em Nova Olimpia, na Prefeitura e nas escolas. É um trabalho de "formiguinha", mas um dia vira um "formigueiro" imenso, com diversos talentos.

CONTINUE, ESTE LINDO TRABALHO, POIS A VIDA É MUITO MAIS QUE ISTO, DEIXAMOS RASTROS, DEIXAMOS A MARCA, E SE DEIXA A MARCA COM PAIXÃO E ALMA, POIS TRABALHOS BEM FEITOS, VIRAM OBRAS PRIMAS.



Reportagem do site da PREFEITURA DE NOVA OLÍMPIA:


Projeto atende 170 crianças e adolescentes em Nova Olímpia 16/06/2012


O teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura, porém muitos não dão o devido valor a esta arte, talvez a mais antiga da humanidade. Para as crianças já está mais do que comprovado que o teatro ajuda no seu desenvolvimento e formação, despertando o desejo pelo conhecimento e por isso que ele deve ser um complemento na educação básica de todo jovem, pois auxilia trazendo informação e entretenimento de uma forma mais prazerosa e divertida.


Um projeto em Nova Olímpia tem confirmado esta afirmação. Denominado “Teatro nas Escolas”, o projeto desenvolvido pela secretaria de Educação, através do Departamento de Cultura atende atualmente 170 crianças e adolescentes com idade entre oito e 14 anos. O ator Thiago Smaykel do Nascimento Melo, de 20 anos, é do Teatro Nó e tem instruído os alunos.


O conteúdo Programático das oficinas inclui informações práticas e teóricas. Os participantes aprendem sobre a História do Teatro Universal, do Teatro Brasileiro, Mato-grossense e de Nova Olímpia, recebem aulas de corpo, voz, improvisação, análise de textos, dramatização e confecção de figurinos, adereços e cenários.


“É lindo ver no rostinho de cada um deles a vontade de aprender cada vez mais, a vontade de adquirir conhecimento, eles gostam muito, o projeto tem uma aceitação impressionante dos alunos e já surte efeito na sala de aula também, já conversei com professores que me disseram que eles têm mudado na sala e os pais sentem a mudança de comportamento em casa”, disse Thiago.


Os alunos do projeto são das escolas deputado Renê Barbour, Sagrado Coração de Jesus, 13 de Maio e Aparecida Cavalini Soares Mozar. Thiago é contratado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Olímpia, mas segundo ele conta com apoio da Educação, do Departamento de Cultura e do Teatro Nó.


Para ele, ainda faltam alguns apoios para tornar o projeto mais forte e amplo. “Apesar dos apoios que já recebemos gostaria que as autoridades olhassem um pouco mais por nós do teatro, ver que a cultura de Nova Olímpia está firme e forte, mostrando trabalho, criando novos atores e atrizes, só precisamos ser ouvidos e enxergados, precisamos, por exemplo, de climatizar o espaço das aulas e para isso precisamos de ajuda”, comentou. (Alexandre Rolim/Redação Diário da Serra)

http://www.novaolimpia.mt.gov.br/Noticias/Projeto-atende-170-criancas-e-adolescentes-em-Nova-Olimpia-




Nenhum comentário:

Postar um comentário