sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sou mulher de luta...







PARABÉNS A JUSTIÇA BRASILEIRA

O Julgamento continua dos demais envolvidos, porém apenas neste 06, a JUSTIÇA realizou seu maior papel da história, que é ser JUSTA COM A SOCIEDADE BRASILEIRA.


O POVO BRASILEIRO AGRADECE!

O POVO BRASILEIRO SE SENTE ABSOLVIDO  E  LIVRE




















quinta-feira, 30 de agosto de 2012

LIBERDADE RELIGIOSA.


Moramos em um país DEMOCRÁTICO onde a liberdade religiosa é permitida, só não podem sair dos templos e enfiar guela abaixo sua religião.

Quando vc impõe sua presença, querendo doutrinar isto se torna um CRIME.
NINGUÉM É OBRIGADO A OUVIR OU ACEITAR A RELIGIÃO DOS OUTROS.



liberdade de religião e de opinião é considerada por muitos como um direito humano fundamental. A liberdade de religião inclui ainda a liberdade de não seguir qualquer religião, ou mesmo de não ter opinião sobre a existência ou não de Deus (agnosticismo e ateísmo). A liberdade religiosa se o põe diante de todas suas ideias e principalmente seguimento do próprio ser humano.
Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pelos 58 estados membros conjunto das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, no Palais de Chaillotem Paris, (França), definia a liberdade de religião e de opinião no seu artigo 18:
Todo o homem tem direito à liberdade de pensamentoconsciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
A liberdade de religião, enquanto conceito legal, ainda que esteja relacionada com a tolerância religiosa, não é idêntica a esta - baseando-se essencialmente naseparação da Igreja do Estado, ou laicismo, sendo a laicidade (laïcité, no original), o estado secular que se pretende alcançar.



Brasil


Constituição brasileira de 1988, consagrou de forma inédita que os direitos e garantias expressos na Constituição "não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte." (art. 5°, § 2°). Assim, os direitos garantidos nos Tratados de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil integram a relação de direitos constitucionalmente protegidos.

Constituição Federal consagra como direito fundamental a liberdade de religião, prescrevendo que o Brasil é um país laico, ou seja, nosso Estado não pode adotar, incentivar ou promover qualquer deus ou religião, embora propicie a seus cidadãos uma perfeita compreensão religiosa, tanto para quem acredita em deus(es) como para quem não acredita neles, proscrevendo a intolerância e o fanatismo[carece de fontes].

Assim, o Estado presta proteção e garantia ao livre exercício religioso, mas deve existir uma divisão muito acentuada entre o Estado e a Igreja (religiões em geral), de forma que suas decisões não sejam norteadas por doutrinas religiosas; portanto, não pode existir nenhuma religião ou deus oficial, qualquer que sejam. Em seu artigo 19, a Constituição Federal proíbe ainda a todos os entes federativos brasileiros o estabelecimento de cultos religiosos.

A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

O inciso VII afirma ser assegurado, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

O inciso VII do artigo 5ºestipula que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

O artigo 19, Iveda aos Estados, Municípios, à União e ao Distrito Federal o estabelecimento de cultos religiosos ou igrejas, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

O artigo 150, VI, "b", veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a instituição de impostos sobre templos de qualquer culto, salientando no parágrafo 4º do mesmo artigo que as vedações expressas no inciso VI, alíneas b e c, compreendem somente o patrimônio, a renda e os serviços, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas.

O artigo 210 assevera que serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais, salientando no parágrafo 1º que o ensino religioso, de matéria facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

O artigo 213 dispõe que os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação e assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades. Salientando ainda no parágrafo 1º que os recursos de que trata este artigo poderão ser destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental e médio, na forma da lei, para os que demonstrarem insuficiência de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pública na localidade da residência do educando, ficando o Poder Público obrigado a investir prioritariamente na expansão de sua rede na localidade.

O artigo 226, parágrafo 2ºassevera que o casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_religiosa



Conclusão de um trabalho:


A Liberdade Religiosa foi fruto de uma luta doutrinária, que começou na Inglaterra, mas teve seu ponto principal nos Estados Unidos da América do Norte. durante um período longo, houve problemas. Conquistada por empenho dos "framers", nos EUA, alcançou a Europa e, depois, o Brasil. Tal liberdade é resultado de um Estado Democrático de Direito, que deve ser, também, um Estado Laico. 

O Cristianismo foi uma das religiões de maior destaque, pois ele defendia a liberdade entre os seres humanos, além da sua forte influência na realização da tutela dos Direitos Humanos Fundamentais. A Reforma Protestante foi decisiva para esse entendimento, que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

O Cristianismo foi uma das religiões de maior destaque, pois ele defendia a liberdade entre os seres humanos, além da sua forte influência na realização da tutela dos Direitos Humanos Fundamentais.

A religião tem em seu fundamento a evolução espiritual, na qual formaria um caráter, com base nos respectivos dogmas, que tornariam o homem como um ser melhor, um ser digno. A Constituição Federal de 1988, garante a liberdade religiosa em um sentido amplíssimo. Entre as liberdades e direitos assegurados, pode-se compreender a liberdade de culto, de crença, proteção aos templos religiosos estendida aos outros locais onde realizar cultos, entre outras garantias.


A Constituição Federal de 1988, a vigente nos dias atuais, nos garante a liberdade religiosa em um sentido amplíssimo. Amplíssimo devido ao fato de compreender a liberdade de culto, de crença, proteção aos templos religiosos estendida aos outros locais onde realizar cultos, entre outras garantias.

As religiões atualmente realizam trabalhos voluntários em algumas entidades públicas, auxiliando os necessitados, podendo até celebrar convênios, mas o Estado não pode subsidiar qualquer denominação.

Com todas essas conquistas, a liberdade religiosa surge como um importante direito do núcleo imodificável, servindo para que, conseqüentemente, não haja intolerância de caráter sacro.


LIBERDADE RELIGIOSA
Bruno Tadeu Radtke GONÇALVES
Paola Neves dos Santos BERGARA

Olimpiadas Paraolympica - Londres 2012





Precedentes

A imagem em preto-e-branco mostra um senhor com bigode usando óculos e paletó com um lenço no bolso externo
Sir Ludwig Guttmann, criador dos Jogos.
Em 1939, o neurologista alemão de origem judia Ludwig Guttmann foi forçado pelo governo nazista da Alemanha a deixar o país com sua família e se estabelecer naInglaterra, trabalhando na Universidade de Oxford. Em 1943, Guttmann foi indicado pelo governo britânico para chefiar o Centro Nacional de Traumatismos na cidade deStoke Mandeville, sendo sua principal missão a reabilitação de soldados que serviram na Segunda Guerra Mundial.[10]
Antes da Guerra não havia registros de grandes esforços para reabilitar deficientes físicos, cuja vida era considerada de curta duração e de má qualidade. Guttmann desenvolveu uma nova filosofia de tratamento para os seus pacientes que unia trabalho e esporte. Entre as modalidades usadas no tratamento estavam basquetebol,tiro com arcodardos e bilhar.[10]
Com o sucesso do novo sistema, Guttmann promoveu, em 28 de julho de 1948, o primeiro evento esportivo exclusivo para portadores de deficiência. A data não foi escolhida por acaso, uma vez que no mesmo dia tinham início os Jogos Olímpicos de Londres, a apenas 56 km de Stoke Mandeville. Dois grupos de arqueirosparaplégicos participaram da competição. O evento continuou a ocorrer todos os anos, tornando-se internacional em 1952, quando quatro atletas dos Países Baixoscompetiram. O crescimento continuou de maneira acelerada até que, em 1960, a competição ocorreu pela primeira vez fora do Reino Unido.[10]

[editar]
                       Os primeiros Jogos Paralímpicos

Ficheiro:Paralympic flag.pngRoma, na Itália, foi escolhida em 1959 sede da nona edição dos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, como era conhecido o evento, graças aos esforços de Guttmann em unir Jogos Olímpicos e competições para deficientes (Roma também sediaria os Jogos Olímpicos de Verão de 1960), sendo a primeira vez que o evento saía de Stoke Mandeville. Quatrocentos atletas de vinte e três países competiram em provas exclusivas para usuários de cadeira de rodas.[10]
A competição continuou a ser realizada na cidade inglesa nos anos seguintes, mas em 1964 novamente ocorreu na mesma cidade dos Jogos Olímpicos (Tóquio, noJapão). Nesta época já era comum, principalmente para a imprensa, o uso do nome "Paralimpíadas" (contração de "Paraplegia" e "Olimpíadas") para designar o evento, principalmente aquele que ocorria fora da Grã-Bretanha.[10]
A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos na mesma cidade não pôde ter continuidade em 1968, já que a Cidade do México desistiu por problemas financeiros e por falta de acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas nos locais de competição. Tel Aviv, em Israel, recebeu a terceira edição dos Jogos. Em 1972, mais uma vez a sede dos Jogos Olímpicos não recebeu as Paralimpíadas. Munique, na Alemanha Ocidental, desistiu da ideia de organizar os Jogos por causa da falta de acessibilidade na Vila OlímpicaHeidelberg, no mesmo país, se ofereceu como alternativa.[10]



Pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paral%C3%ADmpicos




quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Benefícios do tomate

O tomate é um vegetal rico em vitaminas C, E e A, além de ácidos orgânicos e licopeno. E a principal vantagem de consumi-lo é que, uma vez processado sob a forma de suco, o tomate não perde as suas propriedades nutritivas.

O licopeno é uma substância carotenoide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. É um antioxidante que, quando absorv
ido pelo organismo, ajuda q reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Um de seus benefícios está em proteger contra o câncer e ajudar na saúde cardiovascular. Outro benefício encontrado no suco de tomate é sobre a digestão.

O potássio e a vitamina C contidos nele auxiliam no sistema imunológico e estimula o metabolismo, atuando como um diurético natural.

Fonte: site noticias.r7.com/saude




Adicionar legenda

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Acompanhe VOTO a VOTO do mensalão

ACOMPANHE VOTO A VOTO
TODOS OS MINISTROS IRÃO VOTAR
VAMOS SEGUIR ESTA VOTAÇÃO, POIS O POVO QUER JUSTIÇA







Corrupção ativa: Se define quando alguém promete ou oferece vantagem indevida a um funcionário público, para fazê-lo praticar, omitir ou retardar algum ato de ofício.
Corrupção passiva: Quando alguém recebe ou solicita, por meio de seu cargo, vantagem ou promessa de vantagem indevida para si ou outra pessoa.
Peculato: É quando um funcionário público se apropria de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou o desvia em proveito próprio ou alheio. 
Lavagem de dinheiro: Quando se oculta ou dissimula a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal.
Formação de quadrilha: Ocorre quando há a associação de mais de três pessoas com a intenção de cometer crimes.
Evasão de divisas: Quando alguém executa uma operação de câmbio não autorizada, com o fim de promover a saída de recursos do país.
Gestão fraudulenta: Quando uma instituição financeira é gerida com má fé.

AVIÃO DA TAP PORTUGAL - BRASIL PARA MADRID

Veja o link:

by Cláudia Fanaia Almeida Dorst: AVIÃO DA TAP PORTUGAL - BRASIL PARA MADRID

Os viados da TORRE

Um bando de viados que cortam minha árvore,  sem permissao, jogam na minha casa e querem que eu limpe... De agora em diante vou sujar todo dia o lado deles. 

Portanto, joguei na frente do local, pois dentro da minha casa quem manda sou eu e estou sendo desrespeita há muito tempo, por um bando de viados e loucos.


VÃO TER QUE SER HOMENS DE VERDADE, PARA ME ENFRENTAR.

Cuido de 03 filhos sozinha, ainda vem uns filhos de uma puta, viados, que não são homens para mim, porque homens de verdade, não agem desta forma, SÃO VIADOS, AINDA DENTRO DO ARMÁRIO.

Tudo acabou ... acabou ...

Informo ao MUNDO,  que hoje a farsa foi totalmente descoberta, tudo ACABOU... ACABOU ... ACABOU ...

Cada um segue seu caminho, com suas convicções, com sua forma de pensar, com sua  maneira de ser, pois cada SER É ÚNICO, não é CÓPIA de ninguém.

SOMOS ÚNICOS ... É TOTALMENTE INDIVIDUAIS.

SIGAM SEUS CAMINHOS... INDIVIDUALMENTE.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ataíde Ferreira cometa sobre seu livro na Revista Sina



Colaborador da Revista Sina lança livro sobre os mistérios da mente humana

Por  Assessoria, com Aldeia Sina







O autor expôs matérias na Revista Sina sobre assuntos que perambulam no âmbito do enigmático, cativando nos leitores curiosa atenção aos assuntos sobre a ufologia e, inclusive, retratando sobre as influências no psiquismo humano.



ntigo colaborador da Revista Sina e conhecedor sobre os “enigmas” que envolvem a região mato-grossense, o psicólogo Ataide Ferreira, lança no dia  15 de setembro, um livro retratando os “mistérios” da mente humana. Fruto de anos de experiências nos estudos sobre as incomuns manifestações da mente, o autor expõe em sua obra uma ampla exemplificação sobre o poder psíquico e suas expressões na rotina do dia a dia.

Um livro embasado em abordagem científica, todavia, de fácil compreensão, expressada num linguajar acessível e não descartando nenhum detalhe minucioso das potencialidades segredadas e denunciadas nas estranhezas do comportamento, das atitudes “involuntárias”, numa enigmática doença, numa cura “milagrosa”, enfim; psique influindo atuação em todos os contextos: comportamento, corpo, mente e matéria.

Nos primeiros números da Revista Sina impressa, o mesmo autor expôs inúmeras matérias sobre assuntos que perambulam no âmbito do enigmático, cativando nos leitores e na população mato-grossense curiosa atenção aos assuntos sobre a ufologia e, inclusive, retratando sobre as influências no psiquismo humano. Sobretudo, a obra atual de Ataide Ferreira está direcionada exclusivamente para o assunto “Mente Humana” (psicologia, neurociência, parapsicologia), um árduo trabalho que envolve os paradigmas criados na cultura cuiabana, as mistificações arraigadas no nosso meio cultural, mostrando inúmeros protótipos presentes na sociedade e que têm alastrado medo no psicológico das pessoas, sendo muitos desses detalhes exemplificados num campo de referência geograficamente local, mas de conteúdo historicamente sem fronteiras.

O autor é um exímio estudioso sobre os temas polêmicos ao âmbito da aceitação acadêmica, mas que intrigam os cientistas e que, em geral, cobiça a curiosidade dos pesquisadores e das pessoas inclinadas sobre os “mistérios” da vida e seus segredos, por isso acertou em cheio no sobretítulo do seu livro: “segredos ocultos de você mesmo”.

Do poder humano trata a obra de Ataide e de sua desmistificação. Poder humano, seu e meu, de transmutar “energias” das mais variadas maneiras e formas. Poder de conquistar saúde ou doença, poder de compreender a si e ao mundo que nos cerca e dar-lhe significado. Até mesmo o poder de fazer acontecer os chamados fenômenos parapsicológicos (com exemplos de fenômenos paranormais ocorridos na região cuiabana).

Esse livro é uma extraordinária oportunidade, uma larga porta de entrada para o amadurecimento do leitor e para a consequente descoberta de sua extraordinária força interior existente nas profundezas de seu psiquismo e descobrir os segredos ocultos de si mesmo.

A consolidação desta literatura está sob o apoio da Secretaria de Educação do Município de Cuiabá, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que muito alegra a população mato-grossense afoitas por adquirir uma obra de tamanha envergadura.

Serviço
  • Lançamento do livro: “Nas Profundezas do Psiquismo: segredos ocultos de você mesmo”
  • Autor: Ataide Ferreira da Silva Neto
  • Data: 15 de setembro de 2012 (sábado) – ás 16 horas
  • Local: Auditório da livraria Janina,  Shopping Pantanal


Isto para os POLÍTICOS ...

Vamos usar a Lei que protege os consumidores de PROPAGANDA ENGANOSA, partindo da premissa que toda propaganda enganosa é CRIME,  podemos usar contra os POLÍTICOS que enganam seus eleitores durante a campanha, quando assim ganhar e não cumprir com a sua PROPAGANDA, durante o período da campanha.

Poderemos criar um FUNDO PARA OS ELEITORES ENGANADOS durante a Campanha, todo o dinheiro ganho na JUSTIÇA, contra as PROPAGANDA ENGANOSA, será usado em PROJETOS SOCIAIS em benefícios da comunidade, a qual foi enganada.

VAMOS CRIMINALIZAR AS PROPAGANDAS ENGANOSAS DURANTE O PERÍODO DE CAMPANHA
TODO DINHEIRO ARRECADADO
SERÁ USADO EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE.


PROMESSA  É  DÍVIDA.
Foto: Eu só queria entender...

A LOIRA JÔ E SUA TURMA SURTARAM ... CUIDADO

Estão atrás de quem eles acham que deva ter batido, porem todos sabem, na região do Paiaguás, que quem estava fazendo a BAGUNÇA na frente do MOTEL, é a turma da loira JÔ...  portanto, mentir e criar situações que não existem é coisa de gente LOUCA.


LEIA O FATO ABAIXO E VÁ AO POSTO PERTO DO RESIDENCIAL PAIAGUÁS,  QUE TODOS SABEM QUE FUI QUE SAI PARA AJUDAR O MOTOQUEIRO, E NÃO A LOIRA BANDIDA QUE FUGIU COM SEU AMANTE, O FATO OCORREU NO MÊS DE OUTUBRO/2011.

FAZ QUASE 01 ANO... E ELES AINDA INSISTEM EM FAZER COISA ERRADA... HAJA PACIÊNCIA COM ESTA TURMA BURRA.


by Cláudia Fanaia Almeida Dorst: QUASE MATARAM UM MOTOQUEIRO ONTEM: Ontem, as 3:40 da tarde, horário de Mato Grosso, fui perseguida por um BANDO DE URUBU ... fizeram uma armação para que eu batesse o carro, ...

domingo, 26 de agosto de 2012

Fotos na Corrida, na natação e agora de bicicleta

Venho estudando ser Triatleta, há algum tempo, tenho energia demais, estou aposentada e estou acostumada a ter a vida agitada.

AGORA VAMOS AGITAR.


Corrida de Reis - 10 km

Travessando o MANSO
Travessia do Manso - 1.000 metros



Agora Bicicleta

Eu de bicicleta ... em Cuiabá

Eu de bicicleta ... fazendo comprando pão, coca-cola e depois carne...

Resolvi deixar o carro em casa, para começar a treinar, faz muitos anos que não ando de bicicleta, quero ser TRIATLETA, já corro (caminhada), nado um pouco e só faltava a bicicleta.


JÁ ESTOU NO CAMINHO DO MEU FUTURO:
TRIATLETA.

Em frente de casa



Saindo de casa


Sou demais

No acougue...

Meu canal na YOU TUBE...

É só acessar, tem tudo minhas viagens e meus hobbys, além das atividades dos meus filhos.

http://www.youtube.com/user/claudiafanaia?feature=mhee


AMEI ESTE LOCAL EM MADRID ... PRINCIPALMENTE UM DOS MUSICOS, PARECIA O LEONARDO

http://www.youtube.com/watch?v=XtrsRoBqVwQ&feature=share&list=UUJ3WcJ7oA2zcti1m31QZOLw




ESTE É PAIXÃO ANTIGA, COISA DE CRIANÇA ... O EGITO ME FASCINA.

http://www.youtube.com/watch?v=DN4tdxjWcEY&feature=share&list=UUJ3WcJ7oA2zcti1m31QZOLw




NESTE TEM A MINHA LINDA VOZ NO FUNDO ...

http://www.youtube.com/watch?v=-MmsluHrL3g&feature=BFa&list=UUJ3WcJ7oA2zcti1m31QZOLw

O BRASIL ESCOLHEU ... ESTE É O MELHOR DO BRASIL

SE FOR PARA ESCOLHER O MELHOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS, 
QUE SEJA ESSE EXEMPLO DE CORAGEM E CIDADANIA.

E NÃO ESSE MONTE DE LIXO SELECIONADO POR AI.



Todos os BRASILEIROS tem orgulho deste MINISTRO.



sábado, 25 de agosto de 2012

Morre Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua


Aos 82 anos, astronauta havia sido submetido a uma cirurgia no coração

O astronauta Neil Armstrong se preparando para a missão rumo à Lua
O astronauta Neil Armstrong se preparando para a missão rumo à Lua - Nasa/EFE




























O astronauta americano Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, morreu aos 82 anos, conforme informou a imprensa dos Estados Unidos neste sábado. A informação foi confirmada pela família dele, em nota à imprensa divulgada em seguida. No começo deste mês, Armstrong tinha sido submetido a uma cirurgia no coração para desobstruir artérias coronárias.

Saiba mais

Terra Lua Apollo
Uma foto de 1969 da Nasa mostra o módulo lunar, com a Terra ao fundo
APOLO 11 
A Apolo 11 foi lançada do Cabo Canaveral no dia 16 de julho de 1969, levando os astronautas Neil Armstrong, comandante da missão, Michael Collins, piloto do módulo de comando, e Edwin "Buzz" Aldrin, piloto do módulo lunar. No dia 20 de julho de 1969, estimadas 530 milhões assistiram, ao vivo, Neil Armstrong passear pela Lua.
O comandante Neil Armstrong se prepara para missão de ir à lua em 16/07/1969
Neil Armstrong, 16/07/1969
NEIL ARMSTRONG
O primeiro homem a pisar na Lua nasceu no dia 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, Ohio, Estados Unidos. Aviador naval entre 1949 e 1952, ele entrou na NASA em 1955, quando ainda se chamava NACA (Nacional Advisory Comittee for Aeronautics). Tornou-se astronauta em 1962 e em 1966 comandou a missão Gemini 8, a primeira a acoplar com sucesso dois veículos no espaço. Em 20 de julho de 1969, no comando da Apolo 11, tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua.
Fonte: NASA
"Estamos de coração partido ao dividir a notícia de que Neil Armstrong faleceu após complicações ligadas a procedimentos cardiovasculares", diz a nota da família. "Neil foi um marido, pai, avó, irmão e amigo amoroso." Ele vivia na área de Cincinnati com a mulher, Carol.

Lembrado como "um herói americano", parentes do astronauta destacaram que ele "serviu a Nação com orgulho, como piloto da Marinha, piloto de provas e astronauta". É dele a histórica frase: "É um pequeno passo para o homem e um salto gigante para a humanidade".
No Twitter, a Nasa ofereceu "seus sentimentos pela morte de Neil Armstrong, ex-piloto de testes, astronauta e primeiro homem na Lua." Como comandante da missão Apollo 11, de 20 de julho de 1969, Armstrong foi o encarregado de informar ao centro de controle de Houston (Texas) o pouso do módulo lunar (LEM) pilotado por Buzz Aldrin: "Houston, aqui a base da Tranquilidade. A águia pousou".
Acervo Digital VEJA:
Entrevista - Os astronautas do histórico voo Apolo 11, que chegou à Lua em 20 de julho de 1969, calculavam em apenas 50% as possibilidades de pousar sobre a superfície do satélite, afirmou Neil Armstrong, em uma rara entrevista concedida em 2011 e só divulgada em maio deste ano.
"Pensava que eram de 90% as possibilidades de retornar sãos e salvos à Terra depois do voo, mas apenas 50% de pousar sobre a Lua nesta primeira tentativa", disse Armstrong. De acordo com o astronauta americano, "um mês antes do lançamento da Apolo 11, havíamos chegado à conclusão de que estávamos suficientemente preparados para tentar descer à superfície da Lua".
Chip Somodevilla/AFP
O astronauta americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua
O astronauta americano Neil Armstrong tinha 82 anos





















  





Biografia - O primeiro homem a pisar na Lua nasceu no dia 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, Ohio, EUA. Desde jovem, Armstrong demonstrou sua paixão por aeronaves, o que o levou a trabalhar no aeroporto próximo a sua casa. Aos 16 anos obteve o brevê de piloto. Aviador naval entre 1949 e 1952, ele entrou na NASA em 1955, quando ainda se chamava NACA (Nacional Advisory Comittee for Aeronautics). 
Tornou-se astronauta em 1962 e em 1966 comandou a missão Gemini 8, a primeira a acoplar com sucesso dois veículos no espaço. Em 20 de julho de 1969, era o comandante da primeira missão lunar na Apolo 11, ao lado dos astronautas Buzz Aldrin e Michael Collins. A cápsula lunar Eagle pousou sobre a superfície lunar, e Armstrong - como havia sido planejado - tornou-se o primeiro homem a caminhar sobre o satélite.
Discrição - James Hansen, autor da biografia de Armstrong, disse à CBS que o astronauta nunca entendeu realmente porque as pessoas davam tanto destaque ao fato de ele ter sido o primeiro a pisar na Lua.
A Apollo 11 foi a última missão espacial de Armstrong, que em seguida foi apontado para um serviço administrativo na agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa.
A vida profissional de Armstrong então tornou-se bastante reservada. Ele não teve um papel relevante na cerimônia que celebrou o 25º aniversário da chegada do homem à Lua. "Ele é o recluso do recluso", disse o ex-porta-voz da Nasa Dave Garrett, à época.
Hansen disse que histórias de Armstrong sonhando com exploração do espaço quando garoto eram falsas, mesmo que ele tenha sido sempre dedicado à atividade aeroespacial. "Sua vida foi sobre voos. Sua vida era sobre pilotar", disse o escritor. Um ano após a missão Apollo 11, Armstrong deixou a Nasa para se tornar professor de engenharia na Universidade de Cincinnati. 
(Com agência Reuters)