domingo, 6 de janeiro de 2013

Feliz Dias dos Reis ... dia do aniversário da minha avô LYZIA

Adicionar legenda


Dia de Reis


O Dia de Reis é uma data especial celebrada eplos fiéis da religião Católica, e a data seria o momento em que Jesus Cristo, recem nascido, recebe a visita dos três reis magos, no dia 6 de janeiro.

Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar sapatos na janela com capim dentro, e no dia seguinte as crianças encontrariam doces no lugar do capim, simbolizando os presentes que os reis levaram para Jesus. Em Portugal o Bolo-Rei e muitos outros doces também são feitos especialmente para essa data.



Origem do Dia de Reis

O Dia de Reis surgiu quando os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar foram até onde Jesus nasceu para lhe levar presentes, e no século VIII a Igreja Católia convertou os reis magos em santos. Essa data também marca o encerramento da celebração do Natal, quando se retira todos os enfeites natalinos e se desarma o presépio.


Meus avôs NINO FANAIA   &  LYZIA MONTEIRO DA SILVA


Minha avô LYZIA tinha tradição de deixar o presépio montado  até o dia 06.01.  Era o dia do seu aniversário, fazia uma reunião de família e amigos, no outro dia todas as peças eram embaladas e guardadas.

Tenho fotos destas época - 1971 ou 72, não recordo direito, só sei que o meu dedo menor, está enfaixado, por causa da minha peraltice, depois das botas ortopédias, tinha acabado de tirar, nao tinha muita habilidades para correr.

Presépio atras, era imenso, com o passar dos anos ficou ainda maior.
Eu e meu irmão Tuca