terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Teoria do GANHA-GANHA ... melhores resultados de estabilidade

"Ronald Shapiro em seu livro The power of Nice, desenvolveu a teoria do ganha-ganha em negociação, no qual define que os dois lados devem se sair vencedores ao final de uma negociação."

Eu vou mais longe nesta teoria, vamos colocar em um sistema financeiro, onde tudo gira em torno do dinheiro.  POVO + GOVERNO  +  EMPRESÁRIOS


Adicionar legenda


Quero explicar o seguinte, um PAÍS, onde o povo tem condições financeira para movimentar o comércio, fazer GIRAR A ECONOMIA RAPIDAMENTE, não estou aqui falando de consumir sem saber, estou aqui,  querendo dizer, que um POVO QUE COME BEM, TEM SAÚDE, TEM HABITAÇÃO, TEM CARRO, VESTE BEM, TEM ESTUDO, É UM POVO, QUE DÁ LUCRO AO GOVERNO E EMPRESÁRIOS.

Gente que trabalha para isto, que move o comércio, a economia local e exterior, dá lucros para o Governo em forma de impostos e para os empresários, em lucros real.

Isto se chama, manter a ECONOMIA GIRANDO.  

SEM GIRAR O DINHEIRO DE MÃOS, geram problemas SOCIAIS, GOVERNAMENTAIS E EMPRESÁRIAS.


Buraco negro da economia
GANHA - PERDE

Pois povo pobre, gera problemas para o governo, pois o governo terá que gastar mais, o dinheiro arrecadando com projetos sociais e bolsas. Os empresários, perdem seus clientes, pois surgem as economias informais, o que dá ao governo prejuízo, em arrecadações de impostos. 

A economia vira um buraco negro, ninguém sabe onde vai dar no final, e o dinheiro some.




A base da economia é o POVO. DÊ DINHEIRO AO POVO, QUE SERÁ UM PAÍS RICO.

Teoria do GANHA-GANHA
SENDO ASSIM, UM GOVERNO INTELIGENTE ABRE POSTOS DE TRABALHO E CONDIÇÕES AO POVO.

UM EMPRESÁRIO INTELIGENTE VALORIZA SEUS COLABORADORES COM BONS SALÁRIOS, FAZENDO SEUS COLABORADORES GERAR LUCROS E IMPOSTOS.

UM POVO INTELIGENTE GASTA SEU SALÁRIO NO COMERCIO GERANDO LUCRO AOS EMPRESÁRIOS E IMPOSTOS AO GOVERNO.

O DINHEIRO TEM QUE MUDAR DE MÃOS SEMPRE ... ORA COM O POVO, DEPOIS EMPRESÁRIOS, DEPOIS GOVERNO ... é um ciclo ... onde todos ganham.

Por isto penso, que a teoria do GANHA-GANHA é uma solução para todos.


Texto escrito por Cláudia Cristinne Fanaia de Almeida Dorst - servidora pública do TJMT, baseado em palestras em que eu planejei, coordenei e assisti dentro do Poder Judiciário, na época da Modernização deste Poder.