sábado, 23 de março de 2013

Pequena História da FAMILIA FANAIA

Em Cáceres, a família Fanaya, descende de José dos Santos Fanaya e Anna Rosa da Conceição Fanaya, ambos nascidos em Portugal na cidade de Olhão. Descendem dos mouros e árabes. Seu irmão Francisco Santos Fanaya é pai do meu avô Sebastião Agenor Pinto Fanaia.

Localização de Olhão (da Restauração)                Ficheiro:OLH2.png

Os Fanayas vieram de Corumbá e posteriormente fixaram residência em Cáceres MT.


Subiram pelo Rio da Prata(Argentina e Uruguai) e Rio Paraguai (Paraguai - Brasil/Corumbá - depois Cáceres)


José dos Santos era comerciante e negociava produtos importados de Portugal. 

Era proprietário de navios cargueiros com os quais fazia o transporte de carga pelo rio Paraguai.



(Informação do site do Prof. Paulo Fanaia, com pequenas alterações -  http://www.myheritage.com.br/site-118132722/fanaia-teixeira )

Ficheiro:Flag of Portugal.svg
BANDEIRA DE PORTUGAL

Sobre a cidade de OLHÃO - WIKIPÉDIA

Portugal - Espanha e Africa
Olhão (ou Olhão da Restauração), é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 31 100 habitantes.
É sede de um município com 130,89 km² de área e 44 319 habitantes (2008), subdividido em 5 freguesias. O município, que inclui uma parte continental e aIlha da Armona, na ria Formosa, é limitado a norte e leste pelo município de Tavira, a oeste por Faro, a noroeste por São Brás de Alportel e a sueste tem litoral no oceano Atlântico.
O concelho de Olhão foi criado em (Goreti) 1808.
População do concelho de Olhão (1849 – 2008)
18491900193019601981199120012008
11 93424 27627 66430 87134 57336 81240 80844 319
As freguesias de Olhão são as seguintes:
Diz-se que Olhão, terá derivado da palavra árabe, «AL-HAIN», que significa fonte nascente, e que sofrendo as modificações fonéticas e fonológicas, naturalmente terão levado ao aparecimento do termo «ALHAM», depois «OLHAM» e finalmente OLHÃO. Na versão popular e segundo velhos testemunhos, Olhão é o aumentativo do substantivo comum "olho", com origem num grande "Olho de Água" (fonte, nascente ou poço de grande caudal), já que na zona existiam abundantes olhos de água, o que originou a construção das primeiras "palhotas", feitas em cana e colmo.





CORUMBÁ - MT


Corumbá é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia (situação conhecida como tríplice fronteira), Corumbá é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região, e por abrigar 60% do território pantaneiro, recebeu o apelido Capital do Pantanal, além de ser a principal e mais importante zona urbana da região alagada. Também é o maior município em extensão territorial do estado e o segundo mais populoso centro urbano fronteiriço de todo o Norte eCentro-Oeste do Brasil.

A cidade sempre foi muito estratégica regionalmente para a entrada das mercadorias européias e sua localização, após a serra de Albuquerque (que finaliza o Pantanal ao sul), no último trecho facilmente navegável do Rio Paraguai para embarcações de maior calado e a beira do Pantanal, lhe garantiu um rápido e rico crescimento entre o final do século 19 e começo do século 20, quando a borracha da Amazônia passou também a ser exportada por ali.

Era também um importante entreposto fluvial de Cuiabá e Cáceres, ambas importantes centros fluviais da região numa época em que só se chegava a Corumbá pelo rio, o que fez com que fosse centralizado temporariamente ali o parlamento estadual (nessa época por pouco Corumbá não foi a capital do estado). As disputas por território entre portugueses e espanhóis estão na origem da cidade cujo primeiro vilarejo surgiu em 1778, com o nome de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque. Corumbá é conhecida como cidade branca pela cor clara de sua terra, pois está assentada sobre uma formação de calcário, que dá a cor clara as terras locais.
Constitui o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo.

Existe uma conurbação de Corumbá com mais 3 cidades: LadárioPuerto Suarez e Puerto Quijarro. Com isso existe uma rede urbana de cerca de 150 000 pessoas, sendo atendida por dois aeroportos: Corumbá e Puerto Suárez.   

Ficheiro:Baciaparaguai.jpg     Ficheiro:Brasao-corumba.JPG




CÁCERES - MT


Cáceres é um município do estado brasileiro de Mato Grosso localizado na mesorregião Centro-Sul do estado e na microrregião do Alto Pantanal. Tem uma população de 86.805 segundo o IBGE em 2008, faz fronteira com a Bolívia.

O município tem grande importância para o Pantanal (disputa com Aquidauana-MS a segunda colocação em importância na região; a primeira é Corumbá, que é considerada a Capital do Pantanal), pois serve de acesso terrestre a região.

Ficheiro:Bandeira-caceres.jpg     Localização de Cáceres     

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário