sábado, 26 de outubro de 2013

Meu primo Eduardo de Almeida Navarro, com Luan Santana, no JÔ SOARES.

Eduardo Navarro é autor do 'Dicionário tupi antigo': 'Trabalho de muitos anos'

Professor comenta que seu interesse pelo tupi antigo surgiu na família

26/10/2013 às 14h11
Atualizado em 26/10/2013 às 14h11
No Programa do Jô desta sexta-feira, 25, o apresentador Jô Soares entrevistou Eduardo Navarro, que é especialista em tupi antigo, leciona a disciplina na USP há 20 anos e é autor de “Dicionário tupi antigo”. “Foi um trabalho de muitos anos. Nós temos oito mil palavras e no final temos um vocabulário com nomes de lugares”, comentou.
Segundo o professor, o seu interesse pelo tema surgiu por causa do avô, que fundou algumas cidades no Mato Grosso. “O meu interesse começou na família. Eu tive um avô que foi sertanista”, explicou.
Ainda hoje, existem 180 línguas indígenas faladas no Brasil. Durante a entrevista, Eduardo citou a origem de algumas palavras, como “xará”, “baependi”, “caipira” e “ubirajara”.
Eduardo Navarro participa do Programa do Jô desta sexta-feira (Foto: TV Globo/Programa do Jô)Eduardo Navarro participa do Programa do Jô desta sexta-feira (Foto: TV Globo/Programa do Jô)




http://tvg.globo.com/programas/programa-do-jo/O-Programa/noticia/2013/10/eduardo-navarro-e-autor-do-dicionario-tupi-antigo-trabalho-de-muitos-anos.html



Luan Santana conta que faz dieta severa para manter a forma: 'É bem ruim'

Cantor explica como é rotina de malhação: ‘De 40 a 50 minutos todos os dias’

26/10/2013 às 14h09
Atualizado em 26/10/2013 às 14h09
No Programa do Jô desta sexta-feira, 25, o apresentador Jô Soares entrevistou Luan Santana, que está lançando o DVD “O nosso tempo é hoje”. O cantor acaba de voltar de uma turnê pela Europa. “É superdiferente viajar e conhecer gente nova”, comentou.
Durante a entrevista, Luan relembrou os tempos em que começou a cantar profissionalmente, aos 15 anos de idade, e que a vida na noite não era nada fácil: “Eu tive que conviver com muita coisa errada".
Apesar de estar com 22 anos, o músico está cuidando da forma física. Ele disse que sempre viaja com seu personal trainer Guto e faz exercícios diariamente. “Quando não tem academia no hotel, ele procura uma na cidade. Estou pegando firme”, contou.
Segundo Luan, ele tem o costume de acordar bem tarde, mas isso não atrapalha o seu treino: “Eu acordo umas 3 horas da tarde, almoço e vou para academia. Eu malho de 40 a 50 minutos todos os dias”.
Além de malhar muito, o jovem também segue uma dieta alimentar severa: sem sal, sem açúcar e sem gordura. “A gente leva comida congelada sem sal e sem óleo para não comer coisa errada. É bem ruim, mas tenho que ter força de vontade”, afirmou Luan.