Descoberta de cientistas americanos é muito importante para entender as origens do universo





Foto de 2007 mostra o telescópio BICEP2, no Pólo Sul, na Antártida. Cientistas encontraram evidências de que o universo começou com o crescimento incrivelmente rápido, de uma fração de segundo, de uma semente muito menor do que um átomo Foto: AP
Foto de 2007 mostra o telescópio BICEP2, no Pólo Sul, na Antártida. Cientistas encontraram evidências de que o universo começou com o crescimento incrivelmente rápido, de uma fração de segundo, de uma semente muito menor do que um átomo
Foto: AP

Cientistas americanos revelaram nesta segunda-feira a detecção pela primeira vez de ecos do Big Bang, ocorrido há 14 bilhões de anos, uma importante descoberta para entender as origens do universo.
A "primeira evidência diretada inflação cósmica" foi observada com um telescópio no Polo Sul, chamado Bicep (Imagem de Fundo de Polarização Cósmica Extragalática, na sigla em inglês), e foi anunciada por especialistas do Centro de Astrofísica (CfA) de Harvard-Smithsonian.
A existência destas ondulações de espaço-tempo, primeiro eco do Big Bang, previstas na teoria da relatividade de Albert Einstein, demonstra a expansão extremamente rápida do universo na primeira fração de segundo de sua existência, uma fase conhecida como inflação cósmica.
"A detecção destas ondulações é um dos objetivos mais importantes da cosmologia na atualidade e resultado de um enorme trabalho realizado por uma grande quantidade de cientistas", destacou John Kovac, professor de Astronomia e de Física no CfA e chefe da equipe de investigação BICEP2, que fez a descoberta.
"Era como encontrar uma agulha em um palheiro, mas em seu lugar encontramos uma barra de metal", disse o físico Clem Pryke, da Universidade de Minnesota, chefe adjunto da equipe.
Para o físico teórico Avi Loeb, da Universidade de Harvard, o avanço "representa um novo esclarecimento sobre algumas das questões mais fundamentais para saber por quê existimos e como o universo começou".





Prevista por Albert Einstein quase um século atrás, a descoberta das ondas gravitacionais seria a peça final de uma das maiores realizações do intelecto humano, ajudando os cientistas a entender como o universo começou e se tornou a miríade de galáxias e estrelas, nebulosas e vastas extensões de espaço vazio que constituem o universo conhecido.
As ondas gravitacionais são ondulações minúsculas e primordiais que se propagam pelo cosmo. Os astrônomos as buscam há décadas, porque são a prova que falta para duas teorias, uma das quais inaugurou a era atual de pesquisa sobre as origens e a evolução do cosmo --a Teoria Geral da Relatividade de Einstein, publicada em 1916-- e outra que deu os retoques finais nela, chamada inflação cósmica, desenvolvida nos anos 1980.
Uma fração de segundo após o Big Bang, a explosão do espaço-tempo que iniciou o universo 13,8 bilhões de anos atrás, o cosmo recém-nascido inflou muitas vezes seu tamanho inicialem menos de um quadrilionésimo de segundo (um ponto decimal seguido de 33 zeros e um 1).
Com informações da AFP e Reuters.




Terra





http://noticias.terra.com.br/ciencia/cientistas-detectam-primeiras-evidencias-do-big-bang,5daebd78fe0d4410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html




MINHA OPINIÃO, SE FOSSE DAR UMA AULA, EXPLICANDO DE FORMA A ENTENDER O PROCESSO DA TEORIA DO BIG-BANG:


Penso eu, que a vida se fez de um conjunto de fatores, vamos ser mais claro, para que as pessoas entendam o que estão explicando sobre a Teoria do BIG-BANG, vamos fazer uma analogia, a geração da vida humana.


Vamos pensar, em algo palpável, mas TERRA. Vamos criar uma vida, QUERO CRIAR UMA VIDA.

Vamos aqui dizer, que a explosão de um orgasmo, seja explosão de algum sistema solar.  

Desda explosão, gera a procura por um outro sistema, para manter a vida em AÇÃO e CONTINUA.


Milhões de espermas saem a procura de algo para continuar a viver, que é o óvulo.  Essa expansão, torna o processo da VIDA, uma busca eterna, entre o MICRO e o MACRO. É A VIDA, QUERENDO VIDA. Sim, a vida humana, partiu de uma explosão de amor e prazer.


Quando isto se torna real, a VIDA vai se multiplicando, esse é o processo lógico. 


A VIDA É NATURAL, NINGUÉM PODE IMPEDIR.


Um ovulo fecundado,  mulplica suas celulas, e com o tempo o mundo desde ser vai transformando, até ter VIDA PROPRIA e INDEPENDENTE, dos demais astros.


O universo age da mesma maneira, DELE MESMO SE FAZ, OUTRO SISTEMA SOLAR, FICA INDEPENDENTE.. e CONTINUA A EXPANDIR..


GERA VIDA, É FUNÇÃO DO UNIVERSO...  EXPLOSÕES E EXPANSÕES SÃO NORMAIS, EM QUALQUER FASE DA VIDA.  


ESTE VÍNCULO,  ENTRE A EXPLOSÃO E O SURGIMENTO DE UMA NOVA FORMA DE VIDA,  É NATURAL E NORMAL.


A Teoria do BIG-BANG é extremamente natural, ela diz de forma mas cientifica, o que acontece em tudo no UNIVERSO.  O UNIVERSO CONTINUA EM EXPANSÃO E A GERAR VIDA.


Texto - Claudia Cristinne Fanaia de Almeida Dorst - Professora de Lingua Portuguesa/Francesa, Pos-graduação em Gestão nas Organizaçoes, estudiosas de temas ligados, ao nosso Universo e Paranormalidade. Mestrado em andamento, em Antropologia.