quinta-feira, 27 de março de 2014

Mulheres são mais cuidadosas com a manutenção de carros

Car mechanics repairing the electrics

Mecânicos observam que cresce o número de mulheres entre os clientes constantes de oficinas que demonstram conhecimentos básicos de mecânica automotiva
Ex-publicitário e mecânico há 28 anos, Mauro Carvalho, proprietário de uma oficina na Zona Oeste do Rio de Janeiro, confirma essa tendência. Ele diz que hoje mais de 50% de sua clientela é formada por mulheres.

“A maioria das minhas clientes é muito atenta às questões automotivas. Venho observando que, cada vez mais, elas chegam aqui já com um mínimo de informação. Elas lêem o manual do carro, se preocupam em entender o problema e querem ter um controle sobre os gastos com manutenção”, diz Carvalho.

O mecânico observa que as mulheres, de um modo geral, são mais cuidadosas com os prazos de revisão, exatamente porque lêem o manual do carro. Carvalho diz que elas também têm uma preocupação crescente em conhecer o funcionamento do veículo para evitar problemas com desgaste excessivo de peças, por exemplo.

Ricardo Dilser, assessor técnico de uma montadora, também faz parte do time que reconhece no universo feminino uma preocupação maior com a manutenção dos veículos. “As mulheres têm uma grande vantagem sobre os homens motoristas, porque elas realmente lêem o manual do veículo. Assim, conseguem dirigir de forma a preservar as peças”, comenta.

Ela diz que as mulheres costumam realizar ações como passar marchas e acelerar o veículo de forma mais suave. Segundo Dilser, esses procedimentos contribuem para economizar combustível, pastilhas de freio e outros componentes.

“A própria formação de preços para o seguro de carros conduzidos por mulheres é um exemplo prático de que as motoristas são mais cuidadosas. O seguro para condutoras é mais barato, exatamente porque a indústria já constatou que elas são mais atentas aos prazos referentes à manutenção e à prevenção”, afirma Dilser.


http://decaronacomelas.projetos.ela.oglobo.globo.com/noticia/mulheres-sao-mais-cuidadosas-com-a-manutencao-de-carros/