segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

História do Dia da Imaculda Conceição, Portugal.


feriado 8 de dezembro


A festa da Imaculada Conceição, comemorada a 8 de Dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX a 8 de Dezembro de 1854.  A Imaculada Conceição é a celebração da santidade da Virgem Santa Maria, ou seja, que ela foi preservada desde sempre da mácula do pecado original, no qual nascem todos os filhos de Adão.



Em Portugal, formalizado em 1948, o Dia da Imaculada Conceição a 8 de Dezembro é um dos últimos feriado nacionais no ano!


De onde surge este feriado nacional: D. João IV como rei de Portugal desde 1640, coroou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal durante as cortes de 1646. “A Solenidade da Imaculada Conceição liga dois acontecimentos decisivos na História da independência de Portugal e no contexto das Nações Europeias”, que recordam depois a forma como o debate e a celebração desta festividade começou a ganhar forma, no nosso país e em toda a Europa.


Dia da Imaculada Conceição
Feriado nacional em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, padroeira do Reino de Portugal desde 1646.

Pesquisa na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário