quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Milhões de mulheres ignoram estes sintomas de distúrbio da tireoide. Você conhece os sinais?

A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço de homens e mulheres.

Tem o formato de uma borboleta e é responsável por um monte de coisas em nosso corpo: metabolismo, temperatura e batimentos cardíacos.

Este órgão importantíssimo produz um hormônio, o TH, e qualquer desequilíbrio na produção dele pode causar uma verdadeira bagunça em nosso organismo – assim como provocar doenças.

Com a correria do dia-a-dia, nós mulheres tendemos a ignorar os sinais que nosso corpo nos manda.

Pode ser apenas cansaço, ou uma alergia… Mas pode não ser.

Portanto, fique atenta aos sintomas abaixo e procure um médico. Uma tireoide saudável proporciona uma melhora incrível na qualidade de vida!

Mas como é a tireoide?



thyroid-600x600
Adicionar legenda
Ela é esse órgão vermelho representado na figura acima. Quando a tireoide produz muito hormônio, diz-se que a pessoa tem hipertireoidismo ; quando produz pouco hormônio, é o hipotireoidismo.



Sintoma 1 – Tristeza ou Depressão

0008_depression-600x600
Adicionar legenda

Seja trabalhando demais – ou de menos, a tireoide afeta o humor quando não funciona adequadamente. Pouco hormônio da tireoide afeta os níveis de serotonina – um outro hormônio responsável pelo nosso humor. Nesse caso, a pessoa se sente repentinamente triste ou deprimida.

Por outro lado, muito TH pode causar ansiedade, inquietação e irritabilidade.


Sintoma 2 – Constipação


0006_constipation-600x600
Adicionar legenda
Se seu intestino ficou preguiçoso e nada que você tenha tentado resolveu, pode ser a tireoide. Na verdade, segundo os médicos, este é um dos sintomas mais comuns.

Sintoma 3 – Dormir demais

0011_sleep-600x600
Adicionar legenda
Se sair da cama parece impossível e você se sente como uma tartaruga durante todo o dia, ir ao médico pode ser uma boa ideia. A culpa, provavelmente, é de uma tireoide preguiçosa.

Sintoma 4 – Pele seca e queda de cabelo

0001_hairloss-600x600
Adicionar legenda
Pele seca mesmo no verão? Cabelos caindo e unhas quebradiças? Mais uma vez, a tireoide preguiçosa pode ser a culpada. Neste caso, o metabolismo fica mais lento alterando a hidratação natural do corpo e interrompendo o ciclo de crescimento dos cabelos.


Sintoma 5 – Ganho repentino de peso

0002_weight-gain1-600x600
Adicionar legenda
Aumento de peso muito repentino, sem mudanças na alimentação e mesmo praticando exercícios pode ser motivo de preocupação.

Sintoma 6 – Queda no desejo sexual

0000_libido-600x600
Adicionar legenda
Pouco hormônio da tireoide no organismo significa pouco desejo sexual. Isso, associado aos outros sintomas citados também podem causar a queda da libido.

Sintoma 7 – Dor muscular e fisgadas

0005_tight-muscles-600x600
Adicionar legenda
Dores durante um novo exercício físico, por exemplo, são normais. Mas se você sente dor muscular repentina e “fisgadas” nos músculos sem motivo aparente, pode ser a tireoide preguiçosa atacando novamente. A falta do TH afeta os nervos que enviam os sinais de dor para o cérebro.

Sintoma 8 – Palpitações no coração

0007_heart-600x600
Adicionar legenda
Sabe aquela sensação de que o coração “pula” batidas? É disso que estamos falando. Dá inclusive para perceber medindo o pulso em pontos diferentes do corpo. É o excesso de hormônio da tireoide correndo nas veias.

Sintoma 9 – Confusão mental

0009_fuy-brain-600x600
Adicionar legenda
Falta de concentração repentina, lentidão para pensar, esquecimentos… não é apenas a idade que causa esses sintomas. Pode ser tireoide também, principalmente se os sintomas surgem repentinamente.

Sintoma 10 – Pressão alta

0004_veins-600x600
Adicionar legenda
Pressão alta e nenhum remédio parece resolver, mesmo com alimentação saudável e exercícios? Peça a seu médico para examinar a tireoide. Quando a glândula trabalha pouco, os níveis do mau colesterol no sangue sobem, podendo elevar a pressão sanguínea.

Sintoma 11 – Aumento de apetite e mudança nos gostos alimentares

0010_taste-600x600
Adicionar legenda
A comida mudou de gosto de repente? Pode ser tireoide preguiçosa. Por outro lado, o hipertireoidismo causa aumento de apetite – e não importa o quanto você coma, não há ganho de peso. E você não consegue parar de comer. Pode ser o sonho de muita gente comer sem engordar, mas nesse caso, é bom procurar um médico.

Sintoma 12 – Desconforto no pescoço e garganta

0003_neck-600x600
Adicionar legenda
Como a tireoide fica no pescoço, dor nessa região pode significar problemas com a glândula. Mudanças no tom de voz e até bócio podem ter sua causa na tireoide.
Examine seu pescoço em busca de qualquer alteração ou inchaço no pescoço. Experimente jogar a cabeça para trás e engolir um gole de água enquanto põe a mão no pescoço: se você sentir alguma saliência ou inchaço, procure o médico.

Prestar atenção ao seu próprio corpo é fundamental para uma vida saudável!


Fonte: littlethings.com.

http://awebic.com/saude/mulheres-e-tireoide-12-sinais-de-doencas-que-nao-podem-ser-ignoradas/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário