quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

06 de Janeiro 1926

Em 06 de Janeiro de 1926, em MS,  nasceu minha avo  LYZIA MONTEIRO DA SILVA, filha do escritor  da Academia de Letras de MT e MS, FRANKLIN CASSIANO DA SILVA (brasileiro e descendente de ingleses) e da Inglesa AMALIA DORST MONTEIRO DA SILVA (Inglesa, de pai Ingles, Almirante da marinha inglesa,  e mae Portuguesa).

Minha avó LYZIA, por ser filha de Escritor, Jornalista, Teatrólogo e Professor tinha muita cultura, o que para uma mulher, nos anos 30, 40, 50 etc... era considerada uma ousadia e até heresia.

Não preciso dizer que Vovó  Lyzia arrumou muita confusão por ter muito esclarecimentos e conhecimento. Não  tinha papas na língua, era bocuda e enfrentava muita gente.

O carnaval era uma das suas paixões, tive várias  fotos suas nos carnavais de Cuiabá na década  de 40 até início  de 70. Vou procurar tais fotos,tinha algumas.

Amava costurar e fazer as roupas de suas filhas princesas, pois todas vestiam como uma Lady, nisso ela tinah bom hosto e se inspirara nas Divas de  cada época.

Sem contar com sua enorme paixão por futebol,  pelo MIXTO. Como vovó Lyzia arrumava confusão, para defender seu time de coração  também pelo que sei foi uma das sócia fundadora deste timao.

Bom, casada com Vovô NINO, verdadeiro nome Sebastião Fanaia, descendente de marinheiros portugueses viveu toda sua sua ao seu lado, tiveram 6 filhos, Amália Herminia  (nomes das minhas bisavós), Francisco Franklin  (nomes dos meus bisavôs), Glória Lyzia,  Maria Helena, Graccia Maria e Lyzia. (Costume de família ficar repetindo nomes)

Toda a sua vida de casada, ou quase toda, viveu em Cuiabá, ao lado do meu avô  Nino, com seus filhos e veio a falecer a poucos anos, em 2009.

Foto Vovô Nino, Vovó Lyzia, meus tios Francisco, Amália 
e minha mãe Gloria (no colo), 1944.

Nenhum comentário:

Postar um comentário