sábado, 27 de fevereiro de 2016

História do meu avô BELIZÁRIO DE ALMEIDA

Quem me conhece em Nova Olimpia, sabe da minha paixão pelo meu avô Paterno BELIZÁRIO DE ALMEIDA.

Sabe que era ele que enchia de dinheiro, que me contava histórias e mais estórias, como gostava de ouvir estórias.

Tudo que sei da família,  era porque sentava do lado do meu avô BILI,  onde hoje é o Hotel Fazenda Primavera, depois de Nova Olimpia, indo para Tangara da Serra, Hotel do meu Tio Tuim, neste momento mágico, eu olhava para as estrelas e ficava imaginando tudo que ele contava. Tinha outra pessoa que me prendia, nos conto de fadas em New Olimpic, minha amiga Maura e Rosa, amava sentar na calçada e ouvir suas estórias.

Já como a minha Avó Joana, a nossa relação, não era muito boa, ela dizia que meu Avô BILI, me mimava muito, mas ela sempre fazia uns bolinhos de polvilho pra gente tomar com café, que eu amava saborear.

Era mágico, tudo que meu avô contava, tanto as histórias de vida, como as estórias de conto de fada. E eu amava aquele relógio Inglês antigo da sala, que fazia tik-takes o dia inteiro, eu ficava mais atenta as histórias e estórias, o relógio dava um fundo as causos do meu avô.

LEMBRAS BOAS, QUE AMO,

VAI UM POUCO DE HISTÓRIA:

O SURGIMENTO - A genealogia ou seja a origem de Nova Olímpia, marca como município mãe a capital de Cuiabá, que originou a Cáceres, que originou Barra do Bugres, da qual Nova Olímpia era distrito. Nova Olímpia foi fundada foi visionário e desbravador Belizário de Almeida, de alcunha “Tio Bilí”, em 19 de março de 1954, no local chamado à época Gleba Encanto.

ELEVAÇÃO PARA DISTRITO - Dez anos depois em 15 de maio de 1964, a lei Estadual nº 2.153 a elevou para distrito de Barra do Bugres.



ORIGEM DO NOME - Na fundação a cidade recebeu o primeiro nome de Povoado de Olímpia, a supracitada lei de criação do distrito modificou o nome para Paz de Olímpia, e em 13 de maio de 1986 a Lei Estadual nº 4.966 a elevou para Município com o nome de Nova Olímpia.

AS COMUNIDADES - Depois de "Tio Bilí" outras famílias mudaram-se para o promissor município e aí foram sendo criadas as comunidades em volta da sede do Município, como comunidade do Córrego do Grilo, Abóbora, Macuco, Pé da Serra, Prega Fogo, Três Ranchos, Paulista, João Carlos, São Vicente, Vale do Sepotuba, Maravilha, Corredeira, Ouro Fino, Platina, Mirassol, Mata Bela, Vitória, Alerta, Buriti, Santa Cecília, Feliz Terra, Encanto, Monte Alegre, São Joaquim, São Gonçalo, Sereno, Riozinho ou Córrego Grande e Jatobá. A criação do município foi em 1986, porém a instalação se deu em 01 de janeiro de 1987 e vários prefeitos já governaram a cidade.



http://www.camaranovaolimpia.mt.gov.br/a-cidade


http://www.afolhadomedionorte.com.br/biblioteca-publica-municipal-belizario-de-almeida-de-nova-olimpia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário