segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cuiabana “prevê” desastre em Cuiabá e chama pessoas para se refugiarem em sua casa

Olhar Direto

Menu

Notícias / Cidades

23/07/2016 - 11:31

Da Redação - André Garcia Santana

Foto: Reprodução

Acreditando ter recebido uma revelação divina, a professora da rede municipal Frankisneth Almeida Duarte, 25 anos, tem buscado alertar seus contatos sobre uma possível tragédia na Capital, enviada como punição de Deus pela “rebeldia” da população. Ao comparar-se ao personagem bíblico Noé, que também era desacreditado pelos demais, ela anuncia o rompimento da barragem do lago do Manso, a 129 km de Cuiabá e garante que único abrigo seguro é sua residência.

No Facebook, ela convida a todos a se protegerem no local, uma vez que ela e sua família não seriam atingidos pela ira dos céus. “Deus disse que no meu quintal não vai cair nem um pingo de água e eu e minha família estaremos a salvos e quem mais quiser se refugiar nela” diz em uma das frases publicadas, com um mapa para chegar até lá. Em sua página ela explica ainda que a barragem do reservatório, em Chapada dos Guimarães (56km de Cuiabá), será rompida depois de um abalo sísmico, causando a destruição da cidade, que seria inundada.

Leia mais:
Organizador da Marcha para Satanás quer financiamento público para próximo ato e diz que população não entende ironia

O desastre, anunciado no dia 18 de julho é previsto para domingo (24). ”Cuiabá será inundada pelas águas do manso e muitos vão morrer pq não crê no poder de Deus. Muitos vão gritar por socorro mas Deus não vai ouvir [...] não sei a hora exata, mas Deus me disse que muitos estarão dormindo e dançando. E muitos vão morrer em suas casas pq das águas. Repasse para quem vc quiser pq vai acontecer, clame para que Deus livre vc e toda a sua família.” (SIC)

Ao Olhar Direto Frankisneth disse apenas que as informações sobre a tragédia poderiam ser encontradas em seu Facebook, e se recusou a prestar maiores esclarecimentos. "Na segunda você terá matéria, não se preocupe", afirmou a professora, contatada pela reportagem. De acordo com Frankisneth, Deus está convidando as pessoas a se converter, abrir mão de maus caminhos e a clamar por seu nome. No entanto, muitos não estariam ouvindo seu chamado. Ao longo das postagens ela detalha a situação, e explica que, por conta da tragédia, a cidade se tornará notícia na televisão, no rádio e na internet.

“Mas disse Deus o tempo de clamar é chegado para Cuiabá. Deus ama o ser humano e odeia o pecado. Os que estão zombando hoje, pq não crê no seu poder, Deus me disse que muitos vão gritar por socorro na hora em que ver as águas e o Senhor não os ouvirá, porque são rebeldes, estão brincando com Deus e zombando do seu nome, desses o Senhor rirá sim”, diz uma das publicações.

Repercussão 

As postagens, compartilhadas centenas de vezes, são repercutidas nos comentários, onde os leitores se dividem entre os que questionam raivosamente a professora e os que acreditam em sua teoria. No espaço, alguns usuários aproveitam as marcações para ridicularizar a mulher, chamando-a de falsa profeta, desocupada e louca. Em um dos comentários um homem diz que as afirmações de Frankisneth são mentirosas porque Deus jamais daria revelações a uma mulher, uma vez que estas seriam impuras. “Quer Midia vai na Globo.... se Nao acontecer o povo deveria pegar vc e encher de porrada,” (SIC), diz um dos comentários mais exaltados.

Outros, no entanto, confirmam a finalidade das visões e pedem por misericórdia divina: “Olha isso é verdade Deus usa quem ele que mesmo eu conheço uma pessoa da minha família que é muito usada em sonhos Jesus avisa pra ela coisas que irá acontecer em sonhos”, disse uma mulher.

“Que Deus tenha misericórdia dos seus. Assisto os 10 mandamentos todos os dias e creio em todos os enviados dele. Espero que isso seja um engano, apesar de tanta violência, há muitas pessoas inocentes, inclusive crianças que não tem maldade no coração e são os anjos de Deus!”, comentou outra.

A barragem

A assessoria da Defesa Civil de Mato Grosso disse não ter informações sobre a segurança da barragem ou sobre medidas a serem tomadas em casos de acidentes relacionados a ela. O órgão responsável pela administração do local, Furnas, está em greve e até o fechamento desta reportagem não deu retorno sobre o questionamento. 

Opinião de um especialista 

Para o psiquiatra Lawrence Oliveira, os relatos apontam para um diagnóstico de delírio místico religioso auto-referente, uma vez que ela se vê como o centro da situação. Assim, além de receber as revelações, ela seria salva, sua casa escolhida por Deus como abrigo, e sua família protegida por ele. Contudo, o profissional lembra que a avaliação é superficial, e que para uma declaração mais precisa, é necessária uma consulta com a pessoa que apresenta este tipo de alucinação.

Ele explica que as revelações, atribuídas na maior parte dos casos a anjos, profetas ou a Deus, são resultado de um pensamento acelerado típico de surtos psicóticos, observados especialmente em pacientes com esquizofrenia. O contexto de extrema religiosidade em que alguns pacientes estão inseridos também pode ter relação com o teor dos delírios. “Os casos variam, mas há sempre o relato de uma voz que fala com a pessoa, pedindo que ela fuja ou passe uma mensagem para os outros. Alguns acreditam que tem um chip implantado, outros que estão sendo monitorados de outros planetas.”

Pelo que foi observado até o momento, Lawrence descarta a existência de um transtorno conhecido como “Complexo de Messias”, no qual o indivíduo acredita ser ou estar destinado a se tornar o salvador de algum campo de atuação específico, grupo, evento, período de tempo ou até mesmo do mundo inteiro. Afligidos pelo Complexo de Messias louvam sua própria glória ou alegam absoluta confiança em seus próprios destinos e capacidades e nos efeitos que terão sobre um grupo de pessoas ou aspecto da vida.

 

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=cuiabana-preve-desastre-em-cuiaba-e-chama-pessoas-para-se-refugiarem-em-sua-casa-pelo-facebook&id=423937

Nenhum comentário:

Postar um comentário