sábado, 20 de agosto de 2016

AFIRMAÇÃO É UMA SATIRA DE UM JORNAL INGLES, QUANTO A BIBLIA E O PAPA FRANCISCO.

Share

Não há fogo no inferno e Adão e Eva não são reais, afirma o Papa!


Será verdade que o Papa Francisco divulgou declarações polêmicas no Terceiro Concilio do Vaticano em relação à Igreja e teria desmentido diversas passagens da bíblia?
A notícia caiu como uma bomba nos blogs – religiosos ou não – na segunda metade de dezembro de 2013. De acordo com o texto, o Papa Francisco – líder da Igreja Católica – teria feito um discurso polêmico durante o Terceiro Conselho do Vaticano e teria afirmado que todas as religiões são verdadeiras, além de afirmar que “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais”.
Mas será que essa notícia é real?
Papa teria feito declarações polêmicas durante Terceiro Concílio do Vaticano! Será verdade? (foto? Reprodução/L'Osservatore Romano)
Papa teria feito declarações polêmicas durante Terceiro Concílio do Vaticano! Será verdade? (foto? Reprodução/L’Osservatore Romano)

 Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa!
Em primeiro lugar, não houve nenhum Terceiro Concílio do Vaticano (ou “Conselho” ou “Concelho”, como publicado em alguns blogs). Se tivesse ocorrido um “terceiro conselho” mesmo, o assunto teria destaque em diversos veículos de comunicação como jornais, rádio e TV e você saberia.
último Concílio do Vaticano (o segundo) foi finalizado em 1961.

Origens

Apesar de alguns trechos da notícia soarem como reais, todo o discurso (que inclui a condenação ao racismo e ao preconceito dentre outras coisas) foi inventado por um site humorístico de língua inglesa.
O site Diversity Chronicle publicou a matéria como uma brincadeira, no dia 05 de dezembro de 2013 e vários sites republicaram a matéria. Muitos sabiam que aquilo era apenas uma sátira e vários outros publicaram a notícia acreditando que o Papa teria mesmo feito tal discurso.
Aqui no Brasil, sites de notícias como o Paraíba News publicaram a notícia na íntegra, como se fosse real.
No próprio Diversity Chronicle há uma aviso que diz:
“O Conteúdo original deste blog é, em grande parte, satírica!”
A repercussão dessa brincadeira foi tão grande que a própria Igreja se pronunciou em sua página oficial no Facebook em espanhol. A nota pode ser lida, na íntegra (e em português), no Acidigital!


Conclusão

Notícia falsa! Esse discurso polêmico atribuído ao Papa Francisco foi inventado por um site humorístico de língua inglesa.