sábado, 20 de agosto de 2016

AFIRMAÇÃO É UMA SATIRA DE UM JORNAL INGLES, QUANTO A BIBLIA E O PAPA FRANCISCO.

Share

Não há fogo no inferno e Adão e Eva não são reais, afirma o Papa!


Será verdade que o Papa Francisco divulgou declarações polêmicas no Terceiro Concilio do Vaticano em relação à Igreja e teria desmentido diversas passagens da bíblia?
A notícia caiu como uma bomba nos blogs – religiosos ou não – na segunda metade de dezembro de 2013. De acordo com o texto, o Papa Francisco – líder da Igreja Católica – teria feito um discurso polêmico durante o Terceiro Conselho do Vaticano e teria afirmado que todas as religiões são verdadeiras, além de afirmar que “Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais”.
Mas será que essa notícia é real?
Papa teria feito declarações polêmicas durante Terceiro Concílio do Vaticano! Será verdade? (foto? Reprodução/L'Osservatore Romano)
Papa teria feito declarações polêmicas durante Terceiro Concílio do Vaticano! Será verdade? (foto? Reprodução/L’Osservatore Romano)

 Verdadeiro ou falso?

A notícia é falsa!
Em primeiro lugar, não houve nenhum Terceiro Concílio do Vaticano (ou “Conselho” ou “Concelho”, como publicado em alguns blogs). Se tivesse ocorrido um “terceiro conselho” mesmo, o assunto teria destaque em diversos veículos de comunicação como jornais, rádio e TV e você saberia.
último Concílio do Vaticano (o segundo) foi finalizado em 1961.

Origens

Apesar de alguns trechos da notícia soarem como reais, todo o discurso (que inclui a condenação ao racismo e ao preconceito dentre outras coisas) foi inventado por um site humorístico de língua inglesa.
O site Diversity Chronicle publicou a matéria como uma brincadeira, no dia 05 de dezembro de 2013 e vários sites republicaram a matéria. Muitos sabiam que aquilo era apenas uma sátira e vários outros publicaram a notícia acreditando que o Papa teria mesmo feito tal discurso.
Aqui no Brasil, sites de notícias como o Paraíba News publicaram a notícia na íntegra, como se fosse real.
No próprio Diversity Chronicle há uma aviso que diz:
“O Conteúdo original deste blog é, em grande parte, satírica!”
A repercussão dessa brincadeira foi tão grande que a própria Igreja se pronunciou em sua página oficial no Facebook em espanhol. A nota pode ser lida, na íntegra (e em português), no Acidigital!


Conclusão

Notícia falsa! Esse discurso polêmico atribuído ao Papa Francisco foi inventado por um site humorístico de língua inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário