quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Trabalho concluido com exito e nota máxima.

Mais uma matéria estudada, desta vez foi Aprendizagem Motora, é uma matéria técnica, especifica que trabalha com as habilidades motoras.

Desta vez tive analisar uma partida de Futebol, não sei muito e não conheço as técnicas, tive que começar a aprender, neste contexto, que é Aprendizagem Motora, os alunos de Educação Física tiveram que analisar todos os detalhes de um PENALTI, tanto do lado do Jogador, como do Goleiro.

Novamente, tirei a nota máxima, que é algo complicado, pois estou iniciando e entender o assunto e fazer uma analise é difícil.

LEVEI UM PARABÉNS IMENSO E AINDA GANHEI UM TEXTO EXTRA PARA ESTUDAR, MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEXTO ANALISADO.



APRENDIZAGEM MOTORAL  

UNIDADE 2 – PRINCIPIOS DA PERFORMANCE MOTORA 


Selecione e assista à cobrança de um pênalti de um jogo de futebol. 

Após assistir à cobrança, informe de qual jogo você assistiu ao pênalti, informando as equipes que disputaram a partida, data, horário e local que ocorreu a partida, e responda às seguintes questões: 

1. Durante a cobrança do pênalti, quais foram as habilidades motoras realizadas por cada um dos dois atletas (jogador que cobrou o pênalti e goleiro)? 

2. Qual sistema de controle foi utilizado pelo jogador que foi escalado para cobrar o pênalti para realizar habilidade motora, sistema de controle de circuito aberto ou de circuito fechado? Qual sistema de controle foi utilizado pelo goleiro que foi escalado para defender o pênalti, sistema de controle de circuito aberto ou de circuito fechado? Explique. 

3. Durante a cobrança do pênalti, qual foi a informação mais relevante para cada um dos dois atletas (jogador que cobrou o pênalti e goleiro). 




FACULDADE CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL  
TRABALHO DE APRENDIZAGEM MOTORAL, AP II - EDUCAÇÃO FISICA 
ALUNA: CLAUDIA CRISTINNE FANAIA DE ALMEIDA DORST 
PROFESSORA DRA. ANA MARIA FORTI BARELA 


EM RESPOSTA: 


JOGADOR 

Pela analise, penso que de primeiro momento, o Jogador fez uma analise visual do ambiente. Como o goleiro se portava quanto ao pênalti, quais as suas possibilidades. Ele tem o tempo a seu favor, e vai usar a seu favor, pois ele tem que acerta a bola na rede, tem que fazer o GOL. Ele vai decidir a melhor situação para chutar e fazer o gol, neste exato momento o seu cérebro está processando todas as suas informações, quanto ao ambiente visualizado para a realização do nalti, o podemos chamar de Receptores Sensoriais (proprioceptores e exteroceptores) . 

Visualizando o ambiente,  ele utilizou do recurso Sistema Circuito Fechado, já que teve tempo de analisar e decidir, pra onde, como, a intensidade do chute e que tipo de chute. Ele usou as Habilidades MotoraGrossas, que são os membros inferiores,  (músculos e articulações das pernas),  e já com o refinamento da prática e técnica esportiva, mas com o SNC (Sistema Nervoso Central em comando de toda atividade muscular dos membros inferiores. Ele tem um ponto inicial e um ponto final, para iniciar e finalizar o nalti, o que é definimos de Habilidades Motoras Discretas. 

Quando tiver a certeza que o chute vai ser eficiente, vai realizar os movimentos com o intuito de ser proficiente e com grande chance êxito em realizar o GOL. 












GOLEIRO 

O Goleiro está aguardando a tomada de decisão do Jogador, para realizar o movimento de pegar a bola, sua situação é de observação aos movimentos do Jogador, o que definimos de Receptores Sensoriais (proprioceptores e exteroceptores) . 

Ele também utilizou as Habilidades MotoraGrossas, utilizando os membros inferiores e superiores externos (pernas e braços), com o refinamento da prática e técnica esportivamas sob o comando SNC (Sistema Nervoso Central), porém tem que ser ágil e rápido nas percepções de cada movimento do Jogador. Ele tem um inicio e final do movimento, que é sair do inércia, no momento do chute, para tentar segurar a bola, também chamamos de Habilidades Motoras Discretas. 

Quando o Jogador realizar o chute em direção ao gol, o Goleiro tem que estar focado nos movimentos da pernas, corpo e para onde vai ser arremessado o chute, está só é realizada após o chute,  isto tem que feito em frações de segundo, e não pode errar, neste caso ele usou o Sistema de Circuito Aberto, já que não terá tempo de pensar. Quando o Jogador chutar a bola, vai ter que reagir e defender, caso contrário, vai ser GOL, tem concluir o movimento de defesa e não deixar o adversário marca ponto. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário