segunda-feira, 20 de março de 2017

BRF contesta PF sobre presença de Salmonella e papelão na carn


Empresa foi um dos alvos da Operação Carne Fraca
Empresa foi um dos alvos da Operação Carne Fraca Foto: PAULO WHITAKER/ 17.03.2017 / REUTERS
O Globo




A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, divulgou, neste sábado, nota sobre a Operação Carne Fraca da Polícia Federal, contestando a presença de papelão e da bactéria Salmonella em seus produtos. De acordo com a nota da BRF, houve um equívoco na interpretação do áudio capturado pelos investigadores. A empresa sustenta que o funcionário gravado, ao mencionar o papelão, estava se referindo às embalagens do produto e não ao seu conteúdo. A BRF afirma ainda que esse produto é normalmente embalado em plástico e que, na frase seguinte, o empregado “deixa claro que, caso não obtenha a aprovação para a mudança de embalagem, terá de condenar o produto, ou seja, descartá-lo”.



A fabricante diz ainda sobre a presença de Salmonella na carne que “existem cerca de 2.600 tipos da bactéria comum em produtos alimentícios de origem animal ou vegetal, e complementa que todos os tipos são facilmente eliminados com o cozimento adequado dos alimentos”. Em relação ao caso da bactéria encontrada em produto enviado à Itália, a BRF esclareceu que, segundo regulamento para controle da Salmonella da União Européia, os produtos in natura não podem conter dois tipos de Salmonella: SE e ST (Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium). Mas a empresa argumenta que o tipo de Salmonella encontrado em alguns lotes dos quatro contêineres é o Salmonella Saint Paul, que é tolerado pela legislação europeia para carnes in natura “e, portanto, não justificaria a proibição de entrada na Itália”.

Em relação à prisão do executivo Roney Nogueira dos Santos, a empresa ressalta que ele se apresentou às autoridades brasileiras, na manhã deste sábado, vindo da África do Sul, onde estava a trabalho, para prestar os esclarecimentos necessários. A BRF informou que “está acompanhando as investigações e dará todo o suporte às autoridades”.

Sobre a interdição da fábrica de Mineiro, em Goiás, a empresa afirma que a unidade é produtora de frango e peru, e que a última inspeção do Ministério da Agricultura ocorreu entre os dias 25 e 28 de fevereiro.
Por fim, a BRF manifestou apoio à fiscalização do setor e ao direito de informação da sociedade “com base em fatos, sem generalizações que podem prejudicar a reputação de empresas idôneas e gerar alarme desnecessário na população”


Leia mais: http://oglobo.globo.com/oglobo-21082774#ixzz4buKgJhDP


http://extra.globo.com/noticias/economia/brf-contesta-pf-sobre-presenca-de-salmonella-papelao-na-carne-21082792.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário