sexta-feira, 7 de abril de 2017

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL

Estava eu estudando, quando me deparei com o texto de Castellani Filho, pensei como é interessante, a história da Educação Física, aqui no nosso País, sendo assim divulgando o trecho do livro:


"A criação da Escola Militar pela Carta Régia de 04 de dezembro de 1810, com o nome de Academia Real Militar, dois anos após a chegada da família Real no Brasil; a introdução da Ginástica Alemã, no ano de 1860, através da nomeação do alferes do Estado Maior de segunda classe, Pedro Guilhermino Meyer, alemão, para a função de contramestre de Ginástica da Escola Militar; a fundação, pela missão militar francesa, no ano de 1907, daquilo que foi o embrião da Escola de Educação Física da Força Policial do Estado de São Paulo – o mais antigo estabelecimento especializado em todo o país –; a portaria do Ministério da Guerra, de 10 de janeiro de 1922, criando o Centro Militar de Educação Física, cujo objetivo enunciado em seu artigo primeiro era o de dirigir, coordenar e difundir o novo método de Educação Física e suas aplicações desportivas – Centro esse que só passou a existir, de fato, alguns anos mais tarde quando do funcionamento do curso provisório de Educação Física – somados a muitos outros fatos, como por exemplo a marcante presença dos militares na formação dos primeiros professores civis de Educação Física, em nosso meio, validam a referida afirmação. (CASTELLANI FILHO, 1991, p. 34) Todavia, Castellani Filho (1991)". - Apostila do Curso da Universidade Cruzeiro do Sul, em parceria com a Unicid, Universidade da Cidade de São Paulo.

Quem me conhece sabe que desde muito criança sou travesa e agitada, não gosto de estar parada, e que o movimento é meu lema.

A EDUCAÇÃO FISICA, FOI UMA 2º OPÇÃO PARA CONCRETIZAR SONHOS, ESTOU A FAZER UMA OUTRA FACULDADE, AGORA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA.

  Sendo assim, o estudo sobre a História da Educação Fisica no Brasil me fez conhecer um pouco da História da nossa gente.  

Foi criada por uma Carta Regia, em 04/12/1810, após a chegada da Familia Real Portuguesa, a ACADEMIA REAL MILITAR, após, em 1860, a Ginástica Alemã foi introduzida, com o intuito de melhorar a perfornance dos Militares da Academia Real.

E logo em seguida, Medicos higienistas com o intuito de melhorar o perfil físico e de saúde, iniciam a mudança de habitos do povbrasileiro, corpo saudavel e saúde de ferro, era questão de ordem pública. Era necessário conter as doenças, e ter saúde era primordial. 
v




Nenhum comentário:

Postar um comentário