quarta-feira, 31 de maio de 2017

Muay Thai para crianças carente na Team Nogueira

Hoje na academia tivemos uma surpresa, já no final da malhação, começou a chegar muitas crianças.

Estou fazendo o DESAFIO 15 DIAS HERBALIFE, emagrecer durante este período e no desafio temos direito a academia e outros tipos de atividade física. Academia indicada pela Equipe da Herbalife foi a TEAM NOGUEIRA.

Curiosa como sou, fui saber do que se tratava, já que tinha muitas crianças.

Me disseram que o Professor Gilvan faz um trabalho assistencial e de inclusão no esporte, parece que as crianças gostam.

Estão fazendo muay Thai e olha o tamanho de alguns. E tem energia para gastar.

Parabéns a iniciativa do Professor Gilvan.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

JUSTIÇA É OMISSA QUANTO A IMPRENSA

AGORA JUSTIÇA BRASILEIRA,. VAI CUMPRIR AS LEIS,  PRENDER QUEM GRAMPEA SEM AUTORIZAÇÃO, OU DIVULGA ANTES DO TERMINO DO PROCESSO, FORMANDO OPINIÃO ANTES DA ANALISE DA PROPRIA JUSTIÇA.

QUEM JULGA ENTÃO, SÃO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OU É A JUSTIÇA.

JUSTIÇA OMISSA COM IMPRENSA, É TÃO CRIMINOSA QUANTO QQ CRIMINOSO.




A JUSTIÇA NÃO É CEGA
A JUSTIÇA ENXERGA BEM E
 FINGE QUE É DIGNA E JUSTA.

terça-feira, 9 de maio de 2017

CURSO BRASIL INVESTIDOR

Link de acesso a 1 aula da Semana do Brasil Investidor

https://youtu.be/fcguKesHxCk

A iniciativa faz parte da programação oficial da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira, coordenada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira.

 

Confira a programação completa do curso Brasil Investidor: 

. 8/05, 15h às 16h - Planejamento financeiro , com o planejador financeiro Walter Poladian, CFP®

. 9/05, 15h às 16h - Fundos de investimento , com a especialista Luciana Seabra, CFP®

. 10/05, 15h às 16h - Produtos bancários, com especialista Beatriz Cutait

. 11/05, 15h às 16h - Renda fixa , com a analista Marília Fontes, CNPI

. 12/05, 16h às 17h – Ações , com o estrategista-chefe Felipe Miranda, CNPI

 

Caso queira antecipar sua dúvida, envie um e-mail para brasilinvestidor@empiricus.com.br.

 

Não perca esta oportunidade e junte-se à nova geração de investidores do Brasil.

sábado, 6 de maio de 2017

EDUCAÇÃO FISICA NA LINHA DO TEMPO






Imagem retirada do site:
http://www.colegiomoderno.com.br

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcam e caracterizam esta disciplina e os novos rumos que estão se delineando.





No século passado (1800)







A Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada.
Visando melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população. A Educação Física, então, favoreceria a educação do
corpo, tendo como meta a constituição de um físico saudável e equilibrado organicamente, menos suscetível às doenças. Além disso havia no pensamento político e intelectual brasileiro da época uma forte preocupação com a eugenia[1] . Como o contingente de escravos negros era muito grande, havia o temor de uma “mistura” que “desqualificasse” a raça branca. Dessa forma, a educação exual associada à Educação Física deveriam incutir nos homens e mulheres a responsabilidade de manter a “pureza” e a “qualidade” da raça branca.









1851


Reforma Couto Ferraz, a qual tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte. De modo geral houve grande contrariedade por parte dos pais em ver seus filhos envolvidos em atividades que não tinham caráter intelectual. Em relação aos meninos, a tolerância era um pouco maior, já que a idéia de ginástica associava-se às instituições militares; mas, em relação às meninas, houve pais que proibiram a participação de suas filhas.







1882



Rui Barbosa deu seu parecer sobre o Projeto 224 — Reforma Leôncio de Carvalho, Decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879, da Instrução Pública —, no qual defendeu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer, ele destacou e explicitou sua idéia sobre a importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual.









No início deste século (1900)

Educação Física, ainda sob o nome de ginástica, foi incluída nos currículos dos Estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.


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Foto Internet




1929



Nessa mesma época a educação brasileira sofria uma forte influência do movimento escola-novista, que evidenciou a importância da Educação Física no desenvolvimento integral do ser humano.
Essa conjuntura possibilitou que profissionais da educação na III Conferência Nacional de Educação, em 1929, discutissem os métodos, as práticas e os problemas relativos ao ensino da Educação Física.
A Educação Física que se ensinava nesse período era baseada nos métodos europeus — o sueco, o alemão e, posteriormente, o francês —, que se firmavam em princípios biológicos. Faziam
parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural, política e científica, conhecido como Movimento Ginástico Europeu, e foi a primeira sistematização científica da Educação Física no
Ocidente.


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Na década de 30, no Brasil


Dentro de um contexto histórico e político mundial, com a ascensão
das ideologias nazistas e fascistas, ganham força novamente as idéias que associam a eugenização da raça à Educação Física. O exército passou a ser a principal instituição a comandar um movimento em prol do “ideal” da Educação Física que se mesclava aos objetivos patrióticos e de preparação pré-militar. O discurso eugênico logo cedeu lugar aos objetivos higiênicos e de prevenção de doenças,
estes sim, passíveis de serem trabalhados dentro de um contexto educacional.
A finalidade higiênica foi duradoura, pois instituições militares, religiosas, educadores da “escola nova” e Estado compartilhavam de muitos de seus pressupostos.
Mas a inclusão da Educação Física nos currículos não havia garantido a sua implementação prática, principalmente nas escolas primárias. Embora a legislação visasse tal inclusão, a falta de recursos humanos capacitados para o trabalho com Educação Física escolar era muito grande.


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FOTO INTERNET




Anos 30

Tiveram ainda por característica uma mudança conjuntural bastante significativa no país: o processo de industrialização e urbanização e o estabelecimento do Estado Novo. Nesse contexto, a Educação Física ganhou novas atribuições: fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, e desenvolver o espírito de cooperação em benefício da coletividade.



1937

Apenas nesse ano, na elaboração da Constituição, é que se fez a primeira referência explícita à Educação Física em textos constitucionais federais, incluindo-a no currículo como prática educativa obrigatória (e não como disciplina curricular), junto com o ensino cívico e os trabalhos manuais, em todas as escolas brasileiras. Também havia um artigo naquela Constituição que citava o adestramento físico como maneira de preparar a juventude para a defesa da nação e para o cumprimento dos deveres com a economia.







1961


Do final do Estado Novo até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, houve um amplo debate sobre o sistema de ensino brasileiro. Nessa lei ficou determinada a obrigatoriedade da Educação Física para o ensino primário e médio. A partir daí, o esporte passou a ocupar cada vez mais espaço nas aulas de Educação Física. O processo de esportivização da Educação Física escolar iniciou com a introdução do Método Desportivo Generalizado, que significou uma contraposição aos antigos métodos de ginástica tradicional e uma tentativa de incorporar esporte, que já era uma instituição bastante independente, adequando-o a objetivos e práticas pedagógicas.

FOTO INTERNET




1964



A educação, de modo geral, sofreu as influências da tendência tecnicista. O ensino era visto como uma maneira de se formar mão-de-obra qualificada. Era a época da difusão dos cursos técnicos profissionalizantes.



1968

Lei n. 5.540

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html


Na década de 70


A Educação Física ganhou, mais uma vez, funções importantes para a manutenção da ordem e do progresso. O governo militar investiu na Educação Física em função de diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração nacional (entre os Estados) e na segurança nacional, tanto na formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável como na tentativa de desmobilização das forças políticas oposicionistas. As atividades esportivas também foram consideradas como fatores que poderiam colaborar na melhoria da força de trabalho para o “milagre econômico brasileiro”. Nesse período estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo. Um bom exemplo é o uso que se fez da campanha da seleção brasileira de futebol, na Copa do Mundo de 1970.








1971


Com a Lei 5.692, a Educação Física teve seu caráter instrumental reforçado: era considerada uma atividade prática, voltada para o desempenho técnico e físico do aluno





Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto n. 69.450, de 1971, considerou-se a Educação Física como “a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando”. A falta de especificidade do decreto manteve a ênfase na aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação. A iniciação esportiva, a partir da quinta série, tornou-se um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Nesse período, o chamado “modelo piramidal” norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar, a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa que se desenvolveria, tornando-se um desporto de elite, com a seleção de indivíduos aptos para competir dentro e fora do país.



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foto internet


Na década de 80


Os efeitos desse modelo começaram a ser sentidos e contestados: o Brasil não se tornou uma nação olímpica e a competição esportiva da elite não aumentou o número de praticantes de atividades físicas. Iniciou-se então uma profunda crise de identidade nos pressupostos e no próprio discurso da Educação Física, que originou uma mudança significativa nas políticas educacionais: a Educação Física escolar, que estava voltada principalmente para a escolaridade de quinta a oitava séries do primeiro grau, passou a priorizar o segmento de primeira a quarta e também
a pré-escola. O enfoque passou a ser o desenvolvimento psicomotor do aluno, tirando da escola a função de promover os esportes de alto rendimento.


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1996


A Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 20 de dezembro de 1996 busca transformar o caráter que a Educação Física assumiu nos últimos anos ao explicitar no art. 26, § 3o, que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos”. Dessa forma, a Educação Física deve ser exercida em toda a escolaridade de primeira a
oitava séries, não somente de quinta a oitava séries, como era anteriormente.


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http://penta3.ufrgs.br/CAEF/PCNeducfisica/linhatempo.htm


quinta-feira, 4 de maio de 2017

FESTA DA ELIS, MOMENTO DE CURTIÇÃO

Bom, estou eu aqui,  em uma festa realizada pela Turma do Colégio São Gonçalo, namorada do meu sobrinho Lucas, a ELIS.

Fomos em um almoço, com músicas ao vivo, os meninos são feras e tem belas vozes, mas a festa ainda teve Bingo, como me divertir, amo bingo.

Meus acompanhantes, minha filha Gabi e seu namorado o Pablo, e amiga de ambos Azuila, de cabelo azul.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Meu RG de SP usado por outra pessoa, PF foi informada

Faz tempo que coloco informação sobre o RG SP, estou tendo problemas novamente e em 2006 recebi mensagem de uma compra de passagem aérea, e que alguém sairia do país com meu nome eu estava cheia de trabalho, enviei o número do bilhete a PF. Até está data, trabalhava no TRE é tinha eleições a ser realizada. E levei um tempo pra perceber a falta do RG e dar queixa.

Sem tempo de procurar meu RG sumido, levei muito tempo para dar queixa na Delegacia. Mas dei quando deu, FIZ B.O.... Mas sempre aviso sobre isto, e estou  usando o sobrenome do meu ex marido. Divorciada, mas com o nome dele apenas pra me proteger, já que o documento usado não tem o sobrenome dele, porém tem muitas​ informações da minha vida com o RG de SP. Todos os meus filhos foram registrados com ele, Diplomas da UFMT e Pôs-Graduação, Minha posse no TJMT e no TRE-MT.

Está mensagem que sempre deixo e reforçando novamente.

RG 17.139.246 - FOI ROUBADO EM 2006... MEU RG NOVO É DE MATO GROSSO.

INFORMANDO QUE MEU RG DE FERNANDÓPOLIS - SP -

 FOI EXTRAVIADO OU ROUBADO EM 2006.

UTILIZO O SOBRENOME DE CASADA - DO MEU EX-MARIDO DORST e não o sobrenome do MEU PAI - ALMEIDA.

CÓPIA DO RG ANTIGO, POIS O NOVO É DE MATO GROSSO:

quarta-feira, 26 de abril de 2017

LIBERDADE.. LIBERDADE...

Estou aqui a REINVINDICAR e EXIGIR o meu DIREITO DE LIBERDADE.

De acordo com a Constituição Federal e com a Carta Magna dos Direitos Humanos, EU SOU LIVRE

Indo mais longe, na BÍBLIA, onde JESUS DIZ: HIPÓCRITAS, VOCÊS CONHECEM AS LEIS, E AS RENEGAM. E ainda, diz e defende,   Maria de Madalena, quem não tiver pecado, que atire a 1 pedra.

SENDO ASSIM, O MEU DIRETO DE SER LIVRE, É GARANTIDO EM ÂMBITO NACIONAL E IINTERNACIONAL, portanto não abuse dá minha paciência...  VOU FICAR SOLTEIRA E NÃO TEM NINGUÉM QUE VÁ FAZER ISTO, A NÃO SER EU, QUANDO EU QUISER.

BASTA.... Vocês são a escória dá humanidade, ainda quer​em me colocar regras, quem não tem MORAL, ÉTICA E HUMANISMO, não é digno de me dar ordens e me fazer cumpri-las.

SEJA O EXEMPLO QUE EU PARO DE ENFRENTAR A SUA DITADURA DE MALANDRAGEM E BANDIDAGEM.

SENDO ASSIM... SE COLOQUEM EM SEUS LUGARES.

BEIJOS DA MUSA E DIVA CLÁUDIA FANAIA.


sábado, 22 de abril de 2017

Esporte na Escola Reportagem do ESPORTE ESPETACULAR

1º EPISÓDIO -  BRASIL








Estudando Educação Física contemporânea, como os grandes atletas participavam das aulas de Educação Física.



Fala sodre a importância na escola e para qualquer pessoa.


2º EPISÓDIO - INGLATERRA 







3º EPISÓDIO - ESTADOS UNIDOS




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4º EPISODIO - JAPÃO







quinta-feira, 20 de abril de 2017

Voto obrigatório? Voto Livre ou facultativo.

EU QUERO A LIBERDADE PARA VOTAR

Carta publicada ontem no
O Globo...
Para fazer "a revolução", não precisamos pegar em armas ou acabar com a vida de ninguém. A nossa "arma", são as redes sociais, acredite no poder que nós temos. Basta cada um fazer a sua parte e ampliar.
Tá na sua mão. Na nossa mão. Seja bastante coerente.
Esta é uma Matéria que vale a pena repassar, chega de nepotismo e de interesses ardilosos!

*Carta publicada ontem no Globo por
Gil Cordeiro Dias Ferreira*
QUE VENHA UM REFERENDO:

*Voto facultativo? SIM!*
· *Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!*
· *Reduzir para um terço os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!*
· *Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM!*
· *Reduzir os 39 Ministérios para 12? SIM!*
· *Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM!*
· *Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!*
· *Ampliação do Ficha-limpa? SIM!*
· *Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM!*
· *Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público (elevando-se para a categoria de crime hediondo? SIM!*.
*Atualização dos códigos penal e processo penal? SIM!*
· *Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!*
· *Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um quinto? SIM!*
· *Voto em lista fechada? NÃO!*
· *Financiamento público das campanhas? NÃO!*
· *Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!*
· *Maioridade penal aos 14 anos? SIM!*
*Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !!*

*O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes.*

quarta-feira, 19 de abril de 2017

A crise dos refugiados sírios e as novas formas de orientalismo







Estudando a crise dos refugiados sirios e as noas formas de orientalismo, estarei fazendo um te este o tema, em aula presencial e terremos que falar o tema estudado.



Tem muitas informações que não temos conhecimentos, pois o que repassam é te interesse de poucos.



ESTOU POSTANDO, COMO FORMA DE CONHECIMENTO E ANALISE DESTA FORMA DOMINIO .

sexta-feira, 7 de abril de 2017

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FISICA NO BRASIL

Estava eu estudando, quando me deparei com o texto de Castellani Filho, pensei como é interessante, a história da Educação Física, aqui no nosso País, sendo assim divulgando o trecho do livro:


"A criação da Escola Militar pela Carta Régia de 04 de dezembro de 1810, com o nome de Academia Real Militar, dois anos após a chegada da família Real no Brasil; a introdução da Ginástica Alemã, no ano de 1860, através da nomeação do alferes do Estado Maior de segunda classe, Pedro Guilhermino Meyer, alemão, para a função de contramestre de Ginástica da Escola Militar; a fundação, pela missão militar francesa, no ano de 1907, daquilo que foi o embrião da Escola de Educação Física da Força Policial do Estado de São Paulo – o mais antigo estabelecimento especializado em todo o país –; a portaria do Ministério da Guerra, de 10 de janeiro de 1922, criando o Centro Militar de Educação Física, cujo objetivo enunciado em seu artigo primeiro era o de dirigir, coordenar e difundir o novo método de Educação Física e suas aplicações desportivas – Centro esse que só passou a existir, de fato, alguns anos mais tarde quando do funcionamento do curso provisório de Educação Física – somados a muitos outros fatos, como por exemplo a marcante presença dos militares na formação dos primeiros professores civis de Educação Física, em nosso meio, validam a referida afirmação. (CASTELLANI FILHO, 1991, p. 34) Todavia, Castellani Filho (1991)". - Apostila do Curso da Universidade Cruzeiro do Sul, em parceria com a Unicid, Universidade da Cidade de São Paulo.

Quem me conhece sabe que desde muito criança sou travesa e agitada, não gosto de estar parada, e que o movimento é meu lema.

A EDUCAÇÃO FISICA, FOI UMA 2º OPÇÃO PARA CONCRETIZAR SONHOS, ESTOU A FAZER UMA OUTRA FACULDADE, AGORA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA.

  Sendo assim, o estudo sobre a História da Educação Fisica no Brasil me fez conhecer um pouco da História da nossa gente.  

Foi criada por uma Carta Regia, em 04/12/1810, após a chegada da Familia Real Portuguesa, a ACADEMIA REAL MILITAR, após, em 1860, a Ginástica Alemã foi introduzida, com o intuito de melhorar a perfornance dos Militares da Academia Real.

E logo em seguida, Medicos higienistas com o intuito de melhorar o perfil físico e de saúde, iniciam a mudança de habitos do povbrasileiro, corpo saudavel e saúde de ferro, era questão de ordem pública. Era necessário conter as doenças, e ter saúde era primordial. 
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quarta-feira, 29 de março de 2017

Programa Agita São Paulo celebra, no dia 2 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física

PESSOA ATIVA, PESSOA FELIZ - Com este tema, o Programa Agita São Paulo celebra, no dia 2 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física com Caminhada na Av. Paulista - São Paulo/SP

 

Com o tema, “PESSOA ATIVA, PESSOA FELIZ” O Dia mundial da Atividade Física sendo oficialmente em 6 de abril, será celebrado em mais de 30 países nos cinco continentes e para os Paulistanos em especial no dia 2 de abril, próximo domingo, a Secretaria de Estado da Saúde realiza a XV Caminhada Agita Mundo na Av Paulista. A expectativa dos organizadores é que o tema leve as pessoas a refletirem não somente sobre os benefícios biológicos da adoção de um estilo de vida fisicamente mais ativo, como também para os benefícios Psicossociais, Afetivos e Emocionais desta prática como, por exemplo a felicidade em ser mais ativo.  Para tanto será mais uma vez realizada a tradicional caminhada em prol da cidadania ativa, saúde e qualidade de vida.  Toda a população da cidade está convidada a participar desta que é a mais democrática e acessível prática de atividade física para a saúde, a caminhada. A concentração está marcada para as 9h da manhã atrás do MASP na AV. Paulista em São Paulo, toda a população está convidada, venha caminhar você também.

 

Fórum de Boas Práticas em Promoção da Atividade Física e Saúde no dia 4 de Abril da Associação Paulista de Medicina – APM de São Paulo

 

Como parte dos eventos de celebração do Dia Mundial da Atividade Física, os organizadores do evento em São Paulo, realizam na manhã do dia 4 de Abril, o XIV Fórum de Boas Práticas em Promoção da Atividade Física e Saúde do Estado de São Paulo, esta mostra se constituiu no  mais importante evento da área da promoção da saúde relacionada a prática da atividade física e permite um rico intercambio e troca de experiências bem sucedidas na promoção da atividade física e da saúde nos mais diferentes setores da nossa sociedade. Instituições governamentais, não governamentais, Instituições da sociedade civil organizada, além de empresas privadas apresentam suas experiências exitosas, dando exemplos reais e concretos de como com poucos recursos e muita boa vontade e disposição, é possível realizar ações maravilhosas no campo das intervenções sociais em prol de uma melhor saúde e qualidade de vida da população.

O Fórum será realizado no Salão Nobre da Associação Paulista de Medicina – APM, na Avenida Brig. Luis Antônio, 322 Centro de São Paulo à partir das 9h do dia 4 de Abril.

E-mail enviado pela Coordenadoria de Educação Física da Faculdade Cruzeiro do Sul Virtual

quarta-feira, 22 de março de 2017

EU NA REPORTAGEM DO MTTV

Ontem passou a reportagem MTTV,  mas gravaram na 2ª feira, gostei do Reporter, muito GATO e simpático, quase pedi o número do celular, mas a educação impediu, postando na net, que o REPORTER GATO EDUCADO E SIMPÁTICO, chamou minha atenção.



http://g1.globo.com/mato-grosso/mttv-1edicao/videos/t/edicoes/v/especialistas-explicam-a-relacao-entre-macacos-e-a-febre-amarela/5741905/

segunda-feira, 20 de março de 2017

EFEITOS DA SALMONELA, NO ORGANISMO, POR CAIO ROSENTHAL E DRAUZIO VARELA

DE ACORDO A PF, FOI ENCONTRADO NA CARNE DE 3 FRIGORIFICOS, E QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS DE SAÚDE, MAS O RISCO É SOMENTE QUANDO OS ALIMENTOS SÃO INGERIDOS CRUS, COMO OVOS CRUS, MAIONESES, LEITE, SEM O DEVIDO PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA.
A MAIORIA DOS FRIGORÍFICOS TEM PROCEDIMENTO DE QUALIDADE, QUE FAZ DA CARNE, QUASE INUME A ESSA BACTÉRIA. PORÉM VAMOS TOMAR OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.
ALGUMAS REPORTAGEM SOBRE O ASSUNTO:

13/06/2011 18h45 - Atualizado em 16/06/2011 16h19

Contra a salmonela, tanto faz fritar ou cozinhar o frango ou ovo, diz médico

Infectologista Caio Rosenthal respondeu a perguntas da web sobre o tema.
Médico também falou sobre campanha contra sarampo neste sábado (18).

Do G1, em São Paulo
Salmonela e sarampo foram os dois assuntos comentados pelo infectologista Caio Rosenthal também após o Bem Estar desta segunda-feira (13). Segundo o médico, tanto faz fritar ou cozinhar o frango ou o ovo, desde que eles não sejam consumidos crus.
Ao ar livre, a salmonela não consegue se alimentar e sobrevive pouco. Ela prefere ficar no intestino de aves, como frango, pato e peru, e nos ovos desses animais.
Rosenthal também explicou que o soro do frango pode conter essa bactéria. E deixar a carne exposta ao sol ou ao calor pode aumentar os riscos de proliferação. Por outro lado, temperá-la com vinagre ou limão e deixá-la resfriada acaba diminuindo o número desses micro-organismos. Além disso, o ato de cozinhar, fritar ou assar o alimento contribui para matar os restantes.
Quando temperado para ser consumido mais tarde, o frango deve ficar na geladeira e não entrar em contato com ovos crus ou outras carnes, para evitar a contaminação cruzada. Rosenthal destacou que a pele do frango contém muito colesterol, mas o restante do animal é mais saudável que a carne bovina.
A faca para cortar o frango pode transportar bactérias, por isso é importante lavá-la com água e sabão e, a cada mudança de preparo de produtos, higienizá-la novamente. Além disso, o frango comprado em partes, por quilo, é menos seguro – a não ser que o consumidor saiba a origem dele.
Quanto aos ovos, não precisam ser lavados antes de irem para a geladeira. Em viveiros, as aves podem transmitir tuberculose entre si, mas a maioria dos tipos dessa doença não é patogênica para os humanos. O maior risco, nesses ambientes, é de mutação de vírus de gripes e resfriados.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/06/contra-salmonela-tanto-faz-fritar-ou-cozinhar-o-frango-ou-ovo-diz-medico.html


botulismo-destaque1Salmonelose é uma infecção transmitida por inúmeras espécies diferentes de salmonelas, bactérias gram-negativas da família Enterobacteriaceae.
Essas bactérias são transmitidas pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Os que oferecem maior risco são as carnes em geral, especialmente a carne das aves (frango, pato, peru, etc.), ovos, leite não pasteurizado e seus derivados e a água.
Os tipos mais comuns de salmonelas (entre eles a Salmonella enteriditis) causam gastrenterite (inflamação da mucosa intestinal) e enterocolite aguda. O período de incubação varia de 8 a 48 horas após a pessoa ter ingerido alimento ou líquidos contaminados.

Sintomas
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, falta de apetite, cólicas e diarreia, que pode ter ou não sinais de sangue. A intensidade varia de uma pessoa para outra.

Diagnóstico
O diagnóstico leva em conta a história do paciente, seus hábitos alimentares, os alimentos que ingeriu nas últimas refeições e o resultado do exame de cultura nas fezes.
É de extrema importância fazer o diagnóstico diferencial para afastar a possibilidade de moléstias, como a gastrenterite viral, colite ulcerativa, disenteria amebiana, entre outras, que apresentam sintomas semelhantes.
Uma vez constatados vários casos de infecção por salmonela transmitida por alimentos contaminados, a Vigilância Sanitária deve ser informada.

Tratamento
Geralmente, a gastrenterite por salmonela é uma doença autolimitada. A proposta do tratamento é aliviar os sintomas e manter o doente bem hidratado. São raros os casos que evoluem para bacteremia, isto é, em que as bactérias escapam do intestino, se espalham pela corrente sanguínea e afetam outros órgãos. Nessas situações, o esquema terapêutico inclui o uso de antibióticos.
Crianças mal nutridas, idosos, pessoas imunodeprimidas ou portadoras de anemia falciforme correm risco maior de desenvolver complicações.

Recomendações
* Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições e de prepararas refeições;
* Evite consumir alimentos à base de carne crua ou mal passada, nem mesmo os industrializados;
* Redobre a atenção com o preparo e cozimento da carne de frango e galinha;
* Tenha cuidado com os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese feita em casa, por exemplo, incluem a adição de ovos crus como ingrediente;
* Beba só leite pasteurizado ou fervido;
* Lave bem verduras, legumes e frutas. Deixe-os mergulhados em água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária;
* Lave bem os utensílios de cozinha, especialmente quando usados na preparação de carnes cruas;
* Mantenha os ovos sob refrigeração.